Questões de Concurso
Filtrar
50 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 10
Questões por página:
A construção da contabilidade de custos, a partir da contabilidade societária pré-industrial, exigiu o desenvolvimento de novas terminologias e novas regras que se adaptaram aos procedimentos e às práticas contábeis vigentes. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
I Sendo a despesa um bem ou serviço consumido com vistas à obtenção de uma receita, a expressão custo das mercadorias vendidas é tecnicamente incorreta: é, antes, uma despesa do que um custo.
II O custeio por absorção está apoiado no regime de competência: só se registram em contas de resultado os custos fixos e os variáveis dos produtos e das mercadorias que tenham sido efetivamente vendidos.
III Um contrato de manutenção de equipamentos industriais com cláusula de reajuste periódico pelo índice de preços é um exemplo de custo variável.
IV Se o salário do pessoal da área produtiva for contratado por mês e não por peça produzida, o custo da mão de obra torna-se um custo indireto.
Estão certos apenas os itens
Situação hipotética: Em 20X9, no seu último ano de exercício social, determinada empresa apurou, antes de impostos, lucro de R$ 1.350.000, pelo método do custeio variável, e lucro de R$ 1.125.000, pelo método do custeio por absorção. Assertiva: Considerando-se essas informações, é correto afirmar que a empresa teve redução de estoques no período.
No custeio variável, os custos fixos são separados e considerados como despesas do período, portanto não são alocados aos produtos. Esse procedimento evita que eventuais arbitrariedades, provocadas pelo rateio dos custos fixos, venham a afetar o cálculo do custo dos produtos.
Quando se quer identificar os produtos que mais contribuem para o lucro de uma empresa industrial, o custeio por absorção é preferível ao custeio variável.