Questões de Concurso
Filtrar
45 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 9
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Educação Física
As danças constituem um eixo de conteúdos entre as manifestações da cultura corporal que têm como características comuns a intenção de expressão e comunicação mediante gestos e a presença de estímulos sonoros como referência para o movimento corporal. Sobre esta temática, analise as afirmativas abaixo.
I. As danças foram e são criadas a todo tempo, inúmeras influências são incorporadas e as danças transformam-se, multiplicam-se. Algumas preservaram suas características e pouco se transformaram com o passar do tempo.
PORQUE
II. Nas cidades existem danças como o funk, o rap, o hiphop, as danças de salão, entre outras que se caracterizam por acontecer em clubes ou mesmo nas praças e ruas, sendo representativas da incorporação e adaptação de práticas estrangeiras à cultura de movimento brasileira.
Estão corretas as afirmativas:
I. As danças foram e são criadas a todo tempo, inúmeras influências são incorporadas e as danças transformam-se, multiplicam-se. Algumas preservaram suas características e pouco se transformaram com o passar do tempo.
PORQUE
II. Nas cidades existem danças como o funk, o rap, o hiphop, as danças de salão, entre outras que se caracterizam por acontecer em clubes ou mesmo nas praças e ruas, sendo representativas da incorporação e adaptação de práticas estrangeiras à cultura de movimento brasileira.
Estão corretas as afirmativas:
Disciplina:
Educação Física
As danças se constituem em um conjunto de práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias. As danças podem ser realizadas de forma individual, em duplas ou em grupos, sendo essas duas últimas as formas mais comuns. Sobre as danças e suas características, analise as afirmativas abaixo.
I. A tematização das danças na escola pela necessidade de orientações didáticas que estejam comprometidas com a realidade sociocultural brasileira e com valores éticos e morais que permitam a construção de uma cidadania plena baseada nos bons costumes da escola da família brasileira.
II. A pura reprodução/ensaio de danças folclóricas na escola pode ser tão alienante e opressor quanto repertórios do balé clássico, ensinados mecânica e repetidamente.
III. A dança chamada “criativa” ou “educativa” pode, dependendo de como for ensinada, isolar os alunos do mundo e da realidade sociopolítica e cultural que os cerca.
IV. Diferentes de outras práticas corporais rítmicoexpressivas, as danças não se desenvolvem em codificações particulares, historicamente constituídas, não permitindo identificar movimentos e ritmos musicais peculiares associados a cada uma delas.
Estão corretas as afirmativas:
I. A tematização das danças na escola pela necessidade de orientações didáticas que estejam comprometidas com a realidade sociocultural brasileira e com valores éticos e morais que permitam a construção de uma cidadania plena baseada nos bons costumes da escola da família brasileira.
II. A pura reprodução/ensaio de danças folclóricas na escola pode ser tão alienante e opressor quanto repertórios do balé clássico, ensinados mecânica e repetidamente.
III. A dança chamada “criativa” ou “educativa” pode, dependendo de como for ensinada, isolar os alunos do mundo e da realidade sociopolítica e cultural que os cerca.
IV. Diferentes de outras práticas corporais rítmicoexpressivas, as danças não se desenvolvem em codificações particulares, historicamente constituídas, não permitindo identificar movimentos e ritmos musicais peculiares associados a cada uma delas.
Estão corretas as afirmativas:
Disciplina:
Educação Física
Os professores de Educação Física, no contexto escolar, relatam a dificuldade com a prática de conteúdos curriculares que não são frequentemente abordados, como a Dança.
Assinale a opção que enfatiza corretamente uma vivência da dimensão procedimental do conteúdo Dança.
Assinale a opção que enfatiza corretamente uma vivência da dimensão procedimental do conteúdo Dança.
Concurso:
Prefeitura de Linhares - ES
Disciplina:
Educação Física
“Modalidade de dança que se originou da fusão da cultura africana com a americana; tem como principais características de movimentação o jogo de quadris e os movimentos de tronco, isolamento de partes do corpo, swing, movimentações herdadas do ballet clássico e da dança moderna, dentre outras. Por ser um estilo de dança que incorporou muitas tendências desde as suas origens, a partir da segunda metade do século XVII, sua identidade foi muito modificada e, hoje, está difundida em diversos países.” Trata-se de:
Concurso:
Prefeitura de Linhares - ES
Disciplina:
Educação Física
Sobre os aspectos históricos e característicos relacionados à dança, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A dança moderna surgiu como realização dos ideais do movimento romântico. Indispôs-se contra a artificialidade do balé clássico, estabelecendo como seu objetivo principal a expressão de um impulso interior. No entanto, a dança moderna reconheceu a necessidade de formas vitais da expressão, e o valor estético da forma, em si e por si mesma, como seu complemento. ( ) Nos antigos balés, o plano de chão era a única preocupação. Os bailarinos moviam-se em figuras intrincadas que, se desenhadas com giz no chão, representariam rosas e outros padrões elaborados. Supunha-se que ninguém procuraria desenhos em outro lugar que não nos caminhos que os pés faziam, mas, não obstante, o corpo estava levando consigo uma esfera potencial de espaço na qual podia mover-se e na qual estava movendo-se de fato, quer com intenção de criar desenho ou não. ( ) Na dança clássica, o que importava eram poses, atitudes e combinação predeterminada destes elementos. O movimento que os unia era irrelevante. Tentava-se de tudo, na realidade, para esconder a ação muscular e criar a impressão de que o corpo agia movido por alguma energia externa que eliminava todo o esforço. ( ) Após a Antiguidade, viu-se que a dança possuía algo de uma forma teatral; ela pouco levava em consideração, se levasse, o movimento do corpo. Os primeiros balés eram criações quase que exclusivas de desenhos de solo. Não foi até a Renascença que vimos as primeiras ocorrências de um abandono do método ou, melhor, de um enriquecimento desse método. Esta mudança de atitude ganhou solo gradualmente, talvez em um período de dois séculos, até que, finalmente, passou a ser de importância fundamental no balé do século XIX.
A sequência está correta em
( ) A dança moderna surgiu como realização dos ideais do movimento romântico. Indispôs-se contra a artificialidade do balé clássico, estabelecendo como seu objetivo principal a expressão de um impulso interior. No entanto, a dança moderna reconheceu a necessidade de formas vitais da expressão, e o valor estético da forma, em si e por si mesma, como seu complemento. ( ) Nos antigos balés, o plano de chão era a única preocupação. Os bailarinos moviam-se em figuras intrincadas que, se desenhadas com giz no chão, representariam rosas e outros padrões elaborados. Supunha-se que ninguém procuraria desenhos em outro lugar que não nos caminhos que os pés faziam, mas, não obstante, o corpo estava levando consigo uma esfera potencial de espaço na qual podia mover-se e na qual estava movendo-se de fato, quer com intenção de criar desenho ou não. ( ) Na dança clássica, o que importava eram poses, atitudes e combinação predeterminada destes elementos. O movimento que os unia era irrelevante. Tentava-se de tudo, na realidade, para esconder a ação muscular e criar a impressão de que o corpo agia movido por alguma energia externa que eliminava todo o esforço. ( ) Após a Antiguidade, viu-se que a dança possuía algo de uma forma teatral; ela pouco levava em consideração, se levasse, o movimento do corpo. Os primeiros balés eram criações quase que exclusivas de desenhos de solo. Não foi até a Renascença que vimos as primeiras ocorrências de um abandono do método ou, melhor, de um enriquecimento desse método. Esta mudança de atitude ganhou solo gradualmente, talvez em um período de dois séculos, até que, finalmente, passou a ser de importância fundamental no balé do século XIX.
A sequência está correta em