Filtrar


Questões por página:
No que se refere à departamentalização por produtos e serviços, assinale a alternativa que representa uma desvantagem desse tipo de departamentalização.
A departamentalização por cliente é o “critério de agrupamento de tarefas, atividades e recursos pelo tipo de cliente ou segmento de mercado que a organização busca servir” (Sobral e Peci,2013, p.262). Considere as seguintes afirmativas sobre a departamentalização por cliente:

I. induz à redundância de funções;

II. reduz a eficiência da organização como um todo, quando comparada à estrutura funcional;

III. é indicada quando a organização atende a clientes com necessidades muito distintas;

IV. pode tornar secundários aspectos como lucratividade ou produtividade, em função da priorização da satisfação do cliente.


Estão corretas:
Analise as afirmativas abaixo quanto ao tema “departamentalização”, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

I. ( ) As organizações são grupos sociais deliberadamente orientados para a realização de objetivos.

II. ( ) Uma organização é o resultado da união de diversos recursos, dentre eles os recursos humanos.

III. ( ) Uma ONG não pode ser considerada uma organização, pois seu objetivo central não é a geração de lucro financeiro.

IV. ( ) Cada processo em uma organização é independente dos demais processos existentes.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Julgue o item seguinte, relativo a organizações modernas e a suas estruturas e critérios de departamentalização.


A departamentalização por funções é indicada como critério a ser utilizado em circunstâncias dinâmicas e de muita mudança, que requeiram continuamente o desempenho de novas tarefas.