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O elemento do processo de organização que está relacionado à obrigação e ao dever do colaborador quanto à realização das tarefas ou atividades é denominado:
Administrar é um procedimento contínuo e sistêmico, que engloba atividades administrativas ou gerenciais como planejamento, organização, liderança, execução e controle. O processo de identificar metas e objetivos organizacionais, desenvolver estratégias para alcançá-los, alocar recursos e coordenar atividades para atingir esses objetivos refere-se ao conceito de:
Na evolução das teorias de Administração são criados e aplicados novos conceitos à gestão das organizações. Assim, o conceito que tem ênfase nos meios, que busca fazer as coisas corretamente e que estabelece relação de custo benefício, visando a salvaguardar os recursos da organização, é o da:

Analise a figura que se segue:


Imagem associada para resolução da questão

A partir da visão da organização como um sistema, analise as afirmativas abaixo:


I - Nessa abordagem, a organização é vista como um sistema composto por subsistemas interdependentes, em contínua interação com o ambiente.

II - Na abordagem dos sistemas abertos, também o indivíduo é visto como um sistema aberto e executa um determinado papel, administrando suas expectativas quanto aos papéis dos demais indivíduos e ajustando-se aos novos papéis que lhe são atribuídos, de modo processual e orientado ao todo.

III - A lógica sistêmica procura entender as inter-relações entre as diversas variáveis a partir de uma visão de campo dinâmico de forças que atuam entre si, encarando os sistemas como globais.

IV - A lógica sistêmica está envolvida com a divisão e especialização do trabalho, com foco na capacidade individual em meio ao todo.


É CORRETO o que se afirmativa em

O processo de comunicar metas e objetivos aos membros no qual os gestores anunciam, esclarecem e promovem os alvos para que os esforços devam ser direcionados é definido como: