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As funções da Administração são planejamento, organização, direção e controle. Assinale a alternativa que apresenta, nessa ordem, uma definição de cada uma dessas funções.
O desenvolvimento profissional dos colaboradores é o escopo principal de um plano de carreiras. O desenvolvimento do colaborador nas carreiras é resultado da conjugação dos dois principais fatores: disposição do profissional para se qualificar e oportunidades que lhe são oferecidas. Considerando que a escolha do formato de carreira por cargo ou segmento de carreira requer decisão na análise de cargos, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Carreira por linha hierárquica.2. Carreira em Y.3. Carreira por linha de especialização.4. Carreira por linha de polivalência.5. Carreira por linha generalista.6. Carreira mista.
( ) Propicia o desenvolvimento do colaborador em uma das áreas de especialidade da empresa.
( ) É a mais comum nas organizações. É, ainda, a mais rígida, e esta concepção está perdendo espaço para outros tipos de concepções nas empresas mais modernas.
( ) Propicia ao profissional crescimento através do conhecimento profundo de uma área específica agregado ao conhecimento geral e menos profundo de outras áreas da organização.
( ) Adota vários tipos de carreira, simultaneamente, que melhor se adaptem à necessidade da organização.
( ) Tem como pressuposto a mobilidade e a ascensão profissional do colaborador pelo exercício de funções gerenciais ou de ocupações na sua área de especialidade.
( ) Propicia o crescimento do profissional pelo conhecimento profundo em áreas diferentes.
A sequência está correta em
José Virgilino foi contratado para ser auxiliar administrativo em uma determinada empresa de representação comercial, no interior de Pernambuco. Ao ingressar na instituição, foi informado que suas atribuições estarão diretamente alinhadas com as funções administrativas propostas por Fayol: planejamento, organização, direção e controle (Ciclo PODC). Com base nas atividades a serem desempenhadas por José Virgilino solicitadas pelo seu supervisor, relacione adequadamente cada elemento do ciclo PODC.
1. Planejamento.
2. Organização.
3. Direção.
4. Controle.
( ) O funcionário deverá acompanhar o andamento das atividades, orientando e liderando a equipe por meio de reuniões regulares para definir metas individuais e coletivas; fornecer treinamento sobre produtos e estratégias de vendas, bem como incentivos, como comissões por vendas. Além disso, deverá estar disponível para auxiliar vendedores e representantes em caso de dúvidas; resolver problemas e motivar a equipe.
( ) O funcionário precisará auxiliar na definição das funções e responsabilidade dos membros da equipe de venda e representantes comerciais. Além disso, deverá garantir que as equipes tenham as ferramentas necessárias, como materiais de vendas, amostras de produto e acesso ao sistema de gerenciamento de clientes.
( ) O funcionário deverá fazer avaliações de desempenho dos funcionários e verificar se as estratégias e os objetivos estão sendo cumpridos e, caso necessário, realizar mudanças e corrigir determinadas ações e estratégias. Além disso, fazer o acompanhamento da satisfação dos clientes, revisão do orçamento para garantir maior eficiência e eficácia da organização; caso algum funcionário não esteja desempenhando bem a sua atividade, poderá aplicar correções.
( ) A empresa de representação comercial estipulou o objetivo de aumentar em 20% o número de vendas no próximo ano. Para isso, o funcionário deverá definir metas claras e executáveis; identificar quais mercados-alvo deverão explorar; selecionar os principais produtos a serem representados; definir como serão alocados os recursos financeiros e humanos; e, estabelecer as estratégias de venda.
A sequência está correta em
As quatro funções básicas – planejar; organizar; dirigir; e, controlar, constituem o chamado processo administrativo e suas atribuições estão apresentadas a seguir:

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Considerando as informações, a associação correta das funções básicas da administração conforme as atribuições é:
Referindo-se as ações de Planejamento, Organização, Direção e Controle, analise as sentenças:
I - Planejamento refere-se a atividade relativa ao estabelecimento de objetivos e ações apropriadas para alcança-los, incluindo a análise da situação atual, a previsão de eventos, a determinação das atividades em que a organização deverá se engajar, a escolha de estratégias corporativas e a alocação dos recursos necessários para atingir as metas estabelecidas. II - Organização diz respeito a reunir e ordenar os recursos humanos, financeiros, físicos, de informação e outros necessários ao alcance dos objetivos que caracterizam essa função. III - No processo de organizar incluem as atividades de atrair pessoas para a organização, especificar responsabilidades por tarefas em unidades de trabalho, ordenar e alocar recursos, criando condições para que as pessoas trabalhem juntas visando alcançar o máximo desempenho. IV - O processo de direção refere-se a coordenar, liderar, motivar e comunicar-se com os funcionários – individualmente e em grupos – estimulando-os a trabalhar de forma produtiva. V - As atividades de direção envolvem contato diário, o que ajuda a coordenar os funcionários e a inspirá-los a alcançarem objetivos. VI - Por controle entende-se os processos de monitorar e implementar planos, assegurando-se de que os objetivos sejam atingidos. VII - As atividades especificas de controle estão voltadas ao estabelecimento de padrões que indiquem o rumo de objetivos de curto, médio e longo prazos.
Após a análise das sentenças, pode-se afirmar: