Questões de Concurso
Filtrar
31 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 7
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de São José - SC
Disciplina:
História
Na década de 1960, na Inglaterra, surge uma corrente historiográfica que procurava produzir conhecimento a partir do ponto de vista de pessoas comuns, mas que foram tão sujeitos do processo histórico estudado quanto os políticos e os líderes militares.
Representantes dessa corrente, como ________(1)___________ e Christopher Hill valorizam a interdisciplinaridade e passam a produzir a chamada história __________(2)____________, ou seja, os processos históricos focados naqueles que denominaram massa de esquecidos, ou seja, camponeses, artesãos, operários.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
Representantes dessa corrente, como ________(1)___________ e Christopher Hill valorizam a interdisciplinaridade e passam a produzir a chamada história __________(2)____________, ou seja, os processos históricos focados naqueles que denominaram massa de esquecidos, ou seja, camponeses, artesãos, operários.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
Concurso:
Prefeitura Municipal de São José - SC
Disciplina:
História
Analise o texto a seguir:
Etimologicamente, o termo história também significa a _________________dos fatos ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade, em geral. Por outro lado, o ___________________ está associado às ações dos grupos humanos e ao conjunto de fenômenos sociais, políticos, econômicos e mentais e não é linear.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Etimologicamente, o termo história também significa a _________________dos fatos ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade, em geral. Por outro lado, o ___________________ está associado às ações dos grupos humanos e ao conjunto de fenômenos sociais, políticos, econômicos e mentais e não é linear.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Teresina
Disciplina:
História
O “enigma russo” resulta muito das ambivalências com que se percebe a Rússia: é europeia mas asiática, eslava mas oriental, cristã mas ortodoxa, historicamente expansionista mas decisiva para travar a França de Napoleão e a Alemanha de Hitler, provocou a Guerra Fria mas soube manter uma certa coexistência pacífica... E da mesma maneira que em tempos se confundia a URSS com a antiga Rússia, também hoje há a tendência para confundir a Federação Russa com a defunta União Soviética – no entanto, nem a URSS era o Império Russo nem a Federação Russa é a URSS. Por outro lado, a perspectiva geopolítica é crucial para entender as percepções, opções políticas/estratégicas e interações da Rússia dada a relevância da sua geografia, da sua localização, das suas fronteiras, dos recursos existentes no seu território e do seu poder relativo no espaço pós‑soviético e no mundo.
Fonte: TOMÉ,2018 – Adaptado.
O comportamento da política internacional russa, liderada por Vladimir Putin, reside no interesse
Fonte: TOMÉ,2018 – Adaptado.
O comportamento da política internacional russa, liderada por Vladimir Putin, reside no interesse
Concurso:
Prefeitura Municipal de Sobral - CE
Disciplina:
História
A cidadania é o conjunto de direitos e deveres dos indivíduos de uma determinada sociedade, foi construída e conquistada ao longo dos séculos e hoje apresenta ainda diversas manifestações. Assim, sobre Cidadania, ao longo do tempo, é correto afirmar que,
Concurso:
Prefeitura Municipal de Sobral - CE
Disciplina:
História
Em texto no qual afirma a importância do ensino das ciências sociais, notadamente da sociologia, no ensino primário e responde a indagações pertinentes a essa questão, o sociólogo Bernard Lahire expõe que, sendo “Filhas da democracia, as ciências sociais – obviamente mal vistas pelos regimes conservadores e erradicadas pelos regimes ditatoriais – servem (à) democracia e são preocupantes. Porque a democracia partiu ligada, na história, com as “Luzes” (les Lumières) e, notadamente, com a produção de “verdades sobre o mundo social”: verdade dos fatos objetiváveis, mensuráveis, que é infelizmente a verdade das desigualdades, das dominações, das opressões, das explorações, das humilhações…” (LAHIRE,2014, p.50)
Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino de sociologia? Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.45, n.1, jan/jun,2014, p.45-61.
Com base no trecho em referência, é correto afirmar que, segundo o autor,
Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino de sociologia? Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.45, n.1, jan/jun,2014, p.45-61.
Com base no trecho em referência, é correto afirmar que, segundo o autor,