Filtrar


Questões por página:
Considere um banco de dados cujo modelo Entidade-Relacionamento, em uma perspectiva lógica, possui duas entidades: processo e advogado relacionadas com cardinalidade n:m. Cada advogado pode atuar em diversos processos, hora como advogado de acusação, hora como advogado de defesa, o que é definido em um atributo tipo_atuacao. Cada processo poderá ter, consequentemente, pelo menos dois advogados, um de defesa e um de acusação. Quando o modelo for implementado em um sistema gerenciador de banco de dados relacional,
No modelo Entidade-Relacionamento, o componente Retângulo corresponde
Um contexto de um sistema que controla projetos e recursos utilizados é modelado conceitualmente segundo o modelo entidade-relacionamento, conforme descrito a seguir.
? entidade de nome PROJETO como os atributos num (atributo_chave) e nome (atributo simples) ? entidade de nome RECURSO com os atributos id (atributo-chave) e valor (atributosimples) ? relacionamento de nome UTILIZA, como atributo-chave data associado a ele ? cardinalidades mínima e máxima de PROJETO para RECURSO igual a (1, N) ? cardinalidades mínima e máxima de RECURSO para PROJETO igual a (0, N)
No mapeamento desse modelo para um banco de dados relacional, cada chave primária é representada com a marca <PK>, e as chaves estrangeiras com <FK>. Quando mais de um atributo compuser uma chave primária ou estrangeira envolvem-se os atributos com chaves.

Assinale o conjunto de relações e suas respectivas restrições de integridade que mantêm a semântica do modelo conceitual.
Num diagrama entidade-relacionamentos, duas classes são modeladas: TERMO e CONDIÇÃO, no qual essa última entidade (condição) é fraca com relação a TERMO. As cardinalidades mínima e máxima foram especificadas da seguinte forma: (0, N) de TERMO para CONDIÇÃO, e (1,1) de CONDIÇÃO para TERMO.
A partir dessa situação, uma correta inferência semântica é a de que uma instância de
No modelo ER - Entidade-Relacionamento, em alguns casos, determinada entidade pode não ter um valor aplicável a um atributo. Por exemplo, o atributo Apartamento de um endereço se aplica apenas a endereços que estão em edifícios de apartamentos, e não a outros tipos de residências, como as casas. Para essas situações é criado um valor especial chamado