Filtrar


Questões por página:
Nos arquivos permanentes, a elaboração de instrumentos de pesquisa para identificar, rastrear, localizar dados, seja pela via sumária ou analítica, facilitando o acesso aos documentos e à divulgação do acervo, relaciona-se à atividade de:

Leia o texto a seguir.

“A captura consiste em declarar um documento como documento arquivístico ao incorporá-lo num SIGAD [...].”

Fonte: CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos. e-ARQ Brasil: modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos.2. versão. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional,2022, p.56.

De acordo com a versão 2 do e-arq Brasil, adotada pelo CONARQ em junho de 2021, são ações de captura em um SIGAD:

O conjunto de procedimentos que a partir de elementos formais e de conteúdo permitem a identificação de documentos e a elaboração de instrumentos de pesquisa, é denominado de:
Analisar e denominar o documento utilizando fórmula padronizada para caracterizar a estrutura e o conteúdo do tipo documental, a partir da fundamentação dos princípios tanto da Diplomática, quanto da Arquivística, é o procedimento denominado:
Conforme GONÇALVES (1998), na fase corrente, o plano de classificação de documentos de arquivo deve abranger todos os tipos documentais produzidos/acumulados pela entidade, pois todos eles devem ser objeto de organização, estando, portanto, sujeitos à classificação e à ordenação. Sendo assim, o plano de classificação será também extremamente útil à elaboração dos planos de destinação e das tabelas de temporalidade, essenciais no processo de: