Filtrar


Questões por página:

O objetivo da descrição arquivística é identificar e explicar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo a fim de promover o acesso a eles. Isto é alcançado pela criação de representações precisas e adequadas e pela organização dessas representações de acordo com modelos predeterminados. De acordo com o Glossário de termos utilizados na ISAD(G), leia o enunciado abaixo e responda:

Conjunto de documentos independente de sua forma ou suporte, organicamente produzido e/ou acumulado e utilizado por um indivíduo, família ou entidade coletiva no decurso das suas atividades e funções.

O enunciado define:

Sobre a gestão de documentos aplicada aos arquivos, leia o enunciado e responda:

Seu uso na gestão, como instrumento norteador de avaliação documental vem auxiliar na coleta das informações necessárias, sejam elas, de ordem física ou orgânica, propiciando elementos cruciais para que se possam desenvolver propostas de melhorias no arquivo de qualquer instituição. Destaca-se que esta ferramenta possibilita identificar, avaliar e criar possíveis soluções ou mudanças em relação à massa documental que é acumulada sem um devido tratamento informacional.

O enunciado trata de:

A descrição arquivística garante a compreensão ampla do conteúdo de um acervo, possibilitando o conhecimento e a localização dos documentos que o integram.
A descrição de documentos é o processo de
Nos arquivos permanentes, a elaboração de instrumentos de pesquisa para identificar, rastrear, localizar dados, seja pela via sumária ou analítica, facilitando o acesso aos documentos e à divulgação do acervo, relaciona-se à atividade de:

Leia o texto a seguir.

“A captura consiste em declarar um documento como documento arquivístico ao incorporá-lo num SIGAD [...].”

Fonte: CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos. e-ARQ Brasil: modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos.2. versão. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional,2022, p.56.

De acordo com a versão 2 do e-arq Brasil, adotada pelo CONARQ em junho de 2021, são ações de captura em um SIGAD: