Filtrar


Questões por página:
O uso de informações na administração de bibliotecas serve, dentre alguns aspectos, para apoiar o processo decisório, situar o administrador em sua ambiência e avaliar e acompanhar atividades. Com relação às funções gerenciais, objeto de estudo de Mintzberg (2006), a interação do gerente de uma unidade de informação que interage com superiores, subordinados, usuários, fornecedores e agências de fomento, no intuito de aumentar a arrecadação e captar recursos, configura o perfil de:

Segundo Maciel (2006), a avaliação é um componente importante na gestão de acervos, possibilitando a adequação de estratégias com a finalidade de atingir objetivos pré-determinados. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:

I. Avaliar um acervo permite ao bibliotecário verificar se este, enquanto insumo básico de uma biblioteca, atende às demandas informacionais de seus usuários.

II. Avaliação quantitativa é baseada em dados estatísticos que refletem o tamanho da coleção, uso, assunto, idade e segmento de usuários.

III. O método utilizado nas avaliações independentemente do tipo de biblioteca, não interfere nos resultados e na análise dos objetivos a serem atingidos.

IV. A avaliação qualitativa analisa o conteúdo do acervo utilizando como parâmetros o conhecimento de especialistas, as publicações da área do conhecimento e o uso efetivo da coleção no atendimento às demandas informacionais de seus usuários.

Estão CORRETAS apenas as afirmativa:

O processo de formação e desenvolvimento de coleções é uma atividade meio que permite ao bibliotecário desenvolver, a partir de um planejamento sistematizado, produtos e serviços que atendam às necessidades de uma determinada comunidade. É atividade que NÃO corresponde a esse processo:

Quanto ao processo de desbastamento, analise as afirmativas a seguir, identificando-as com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas:

I. Definição de um bibliotecário para análise dos documentos indicados a serem colocados em depósitos ou descartados. ( )

II. Definição dos critérios para manutenção de uma publicação na coleção corrente. ( )

III. Definição da quantidade de exemplares de cada título a serem mantidos na estante. ( )

IV. Definição de uma política de uso e acesso à coleção. ( )

V. Determinação de uma tabela de temporalidade para documentos armazenados no depósito. ( )

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Para a elaboração de uma politica de formação e desenvolvimento de acervo, é necessário tomar algumas decisões que nortearão a gestão da coleção garantindo a qualidade necessária para o atendimento das demandas de sua comunidade. Nesse sentido, considere as afirmativas a seguir:

I. Definir quais os tipos de materiais bibliográficos e não bibliográficos irão compor o acervo e as necessidades de armazenamento e preservação, independente do suporte.

II. Estabelecer critérios de análise para seleção, aquisição, desbastamento e descarte de materiais bibliográficos e não bibliográficos.

III. Conhecer as necessidades informacionais de sua comunidade que deverão nortear o desenvolvimento da coleção.

IV. Planejar o espaço físico destinado ao acervo, a partir do volume de títulos e exemplares dos livros definidos pelo processo de seleção e aquisição.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas: