Filtrar


Questões por página:
Vários estudos sobre o desenvolvimento econômico efetuados no âmbito da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) constituíram uma linha de pensamento econômico denominada Cepalina.
Está em DESACORDO com a linha de pensamento econômico Cepalina a ideia de

A Figura abaixo mostra a produção agrícola, em uma economia subdesenvolvida, como função da mão de obra rural empregada. Inicialmente, a mão de obra usada é L0 e, posteriormente, L1 .



O modelo de desenvolvimento proposto por Lewis, em 1954, supõe a agricultura de subsistência liberando mão de obra redundante (na Figura, Δ L = L0 − L1) para o setor industrial urbano moderno.

Nesse modelo, em consequência do deslocamento da mão de obra, haverá um(a)

Sobre o modelo de desenvolvimento econômico adotado pela Coreia do Sul, nos últimos 40 anos, considere as afirmativas abaixo.

I - A formação educacional e a qualificação da mão de obra são prioridades na Coreia do Sul.

II - A Coreia do Sul exporta produtos agrícolas produzidos em grande escala.

III - A Coreia do Sul investiu na exportação de manufaturados de crescente sofisticação tecnológica.

IV - Na Coreia do Sul, há redução contínua da relação: importações ÷ produto interno bruto.

Está correto APENAS o que se afirma em

Considere uma economia representada pelo modelo de crescimento neoclássico de Solow e inicialmente em estado estacionário.
Se ocorrer uma redução na taxa de crescimento demográfico nessa economia haverá um(a)
No que concerne a desenvolvimento nacional, especialmente com ralação à infraestrutura e a fatores críticos para o crescimento sustentável do país a taxas mais elevadas, julgue os próximos itens.

O modelo de desenvolvimento adotado pelo Brasil desde a Era Vargas e os anos JK, consolidado pelo regime militar e praticamente inalterado desde então, determina que as ações voltadas para a ampliação da infraestrutura sejam assumidas pelo poder público, ficando inviabilizada a participação da iniciativa privada no setor.