Questões de Concurso
Filtrar
34 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 7
Questões por página:
Reis (2007), no capítulo intitulado “Professores Surdos: Identificação ou Modelo”, relata sobre a necessidade de se estabelecer a diferença entre os conceitos modelo e identificação na relação professor e aluno surdos. Sobre a distinção desses conceitos, proposta pela autora, analise como V (VERDADEIRO) e F (FALSO) as afirmativas abaixo:
( ) Modelo - É nesse espaço que o professor expõe sua cultura, sua língua de sinais, sua identidade e sua alteridade, revelando para o aluno muito do seu próprio processo formativo.
( ) Transfigura-se o professor, portanto, em um elemento de identificação, não em um molde, do qual o aluno deve sair à sua imagem e semelhança.
( ) O processo de identificação acontece e provoca uma transgressão pedagógica do jeito que os professores surdos se ensinam.
( ) Os professores surdos se movimentam para assumir e construir a identidade e a cultura como modelo de si mesmos.
( ) Trata-se de uma identificação com uma nova cultura, identidade, alteridade de ser.
( ) Modelo implica dizer que há uma cópia dos objetos, por exemplo, roupas, utensílios, carros, jeitos pessoais, entre outras coisas; é como se houvesse o retorno ao mesmo.
( ) Processo de identificação é o elemento de cópias de qualquer coisa que não possui uma significação subjetiva e uma produção espontânea do ser.
Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA:
Quadros (2009), no capítulo intitulado “Aquisição das Línguas de Sinais”, demonstra os tipos de estágios da aquisição da linguagem em crianças que estão aprendendo a Língua de Sinais e os efeitos de modalidade. Nesse sentido, relacione os estágios abaixo listados com os processos de aquisição que os seguem:
I) Criança surda por volta dos 14 meses de idade
II) Criança surda por volta dos dois anos de idade
III) Criança surda por volta dos três anos de idade
IV) Criança surda de três a três anos e meio
( ) As crianças começam a produzir os primeiros sinais.
( ) As crianças começam a usar o sistema pronominal com referentes não presentes no contexto do discurso, mas ainda apresentam inconsistências.
( ) Petitto (1987) argumenta que a criança surda produz gestos que diferem dos sinais produzidos, analisando essa produção gestual como parte do balbucio.
( ) Petitto (1987) observou que ocorrem “erros” de reversão pronominal, assim como ocorrem com crianças ouvintes.
( ) Petitto & Bellugi (1988) observaram que as crianças usam a concordância verbal com referentes presentes.
( ) Surgem as primeiras combinações de sinais.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação:
Na obra A Surdez: um olhar sobre as diferenças, organizada por Carlos Skliar (1998) menciona a discussão sobre o consenso das potencialidades educacionais dos surdos: I - a potencialidade da aquisição e do desenvolvimento da língua de sinais como primeira língua; II - a potencialidade de identificação das crianças com seus pares e com os adultos surdos; III - a potencialidade do desenvolvimento de estruturas, formas e funções cognitivas visuais; IV - a potencialidade de uma vida comunitária e de desenvolvimento de processos culturais específicos; e, por último, V - a potencialidade de participação dos surdos no debate linguístico, educacional, escolar e de cidadania. Relacione as afirmativas a seguir com cada uma das potencialidades mencionadas acima:
( ) A reconstrução histórica dos surdos sobre a sua educação e sua escolarização é, sem margem para dúvidas, um ponto de partida para a reconstrução política significativa e para que participem, com consciência, das lutas dos movimentos sociais surdos pelo direito à língua de sinais, pelo direito a uma educação que abandone os seus mecanismos perversos da exclusão e por um exercício pleno da cidadania.
( ) A surdez é uma experiência visual, significa que todos os mecanismos de processamento da informação, e todas as formas de compreender o universo em seu entorno, se constroem como experiência visual.
( ) As crianças surdas têm o direito de se desenvolverem numa comunidade de pares, e de construírem estratégias de identificação no marco de um processo sócio-histórico não fragmentado, nem cercado.
( ) As crianças surdas têm o direito à sua entrada na comunidade surda e nos processos culturais, como processos e produtos que determinam grupos de surdos que geram artefatos culturais em relação ao teatro, ao brinquedo, à poesia visual, à literatura em língua de sinais em geral, à tecnologia, etc., sem nenhum condicionamento.
( ) Todas as crianças surdas podem adquirir a língua de sinais, desde que participem das interações quotidianas com a comunidade surda, como acontece com qualquer outra criança na aquisição de uma língua natural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de associação: