Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Meio Ambiente

Assunto:

Desenvolvimento sustentável

Questões por página:
A adoção de práticas conservacionistas do solo e da água é aspecto essencial na exploração racional da mamoneira. Essa planta apresenta baixo índice de área foliar; e é cultivada com espaçamentos maiores que as principais culturas anuais, deixando o solo onde é cultivada desprotegido, predispondo o mesmo aos agentes erosivos, que são o ar (erosão eólica) e a água (erosão hídrica).

Além disso, a mamoneira exporta quantidades significativas de nutrientes em colheitas sucessivas, o que pode exaurir boa parte dos nutrientes do solo em sistemas de produção com baixo uso de insumos, agravando ainda mais a situação acima descrita. Vários procedimentos podem ser adotados para minimizar o problema de erosão do solo cultivado com a mamoneira.

Indique qual procedimento está relacionado à descrição a seguir:

“atua na proteção contra a erosão hídrica, pois protege o solo do impacto direto das gotas de chuva sobre a superfície, o que desagrega o solo, principalmente na fase inicial de desenvolvimento das plantas, quando o índice de área foliar é muito baixo. Além disso, aumenta a rugosidade do terreno, reduzindo a velocidade do escoamento superficial, diminuindo desta forma seu poder erosivo. Cabe citar que esse procedimento aumenta a infiltração de água no solo, visto que, com a diminuição da velocidade de escoamento, a água permanece por maior tempo na superfície do solo, fazendo com que a mesma se infiltre. Por fim, também proporciona a manutenção ou elevação dos teores de matéria orgânica no solo, além de elevar a biodiversidade dos microrganismos que vivem no solo, visto que proporciona menor variação na sua temperatura durante o dia, portanto, aumenta a agregação do solo, melhorando sua estrutura e tornando-o menos susceptível a erosão”.
De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a partir da compreensão do conhecimento científico, para trabalhar a Ciência da Natureza na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, são propostos 5 (cinco) eixos que guardam conhecimentos e relações próximas entre si. Correlacione as colunas, ligando cada item da COLUNA A EIXOS com sua descrição ou objetivo correspondente na COLUNA B.

Coluna A: EIXOS
1. Ambiente e Sustentabilidade;
2. O Planeta Terra e o Universo;
3. Biodiversidade;
4. Saúde e Bem-Estar e;
5. Materiais, Substâncias e Processos.

Coluna B: CONCEITOS
( ) O conhecimento sobre os órgãos e as funções do corpo humano também serão objeto deste eixo;
( ) Um sistema que envolve pessoas vivendo em comunidade e interagindo em relações econômicas de produção e consumo;
( ) Serão tratadas as funções vitais dos seres vivos, sua constituição e reprodução, bem como dos processos evolutivos;
( ) As formas como as atividades humanas de produção tecnológica afetam as características da atmosfera, da hidrosfera, da litosfera e da biosfera poderão ser exploradas por meio de exemplos concretos, como as mudanças climáticas;
( ) Os princípios físicos e químicos dos fenômenos naturais deverão ser enfocados pelos objetivos de ensino e aprendizagem deste eixo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
Questão Anulada
Algumas razões motivam a adoção de ações de gestão ambiental, exceto:
A sustentabilidade é um conceito que se transformou, ao longo do tempo, incorporando novas dimensões e desafios. Uma das formas de representar a sustentabilidade é por meio dos três pilares: ambiental, social e econômico. No entanto, essa abordagem foi criticada por simplificar e separar aspectos que são interdependentes e complexos. Assinale a alternativa que apresenta uma proposta mais atual e abrangente de sustentabilidade.
A sustentabilidade é um conceito que se refere à capacidade de atender às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras. Ela envolve aspectos ambientais, sociais e econômicos que devem ser equilibrados e integrados. Qual foi o documento que introduziu o conceito de desenvolvimento sustentável pela primeira vez?