Questões de Concurso
Filtrar
77 Questões de concurso encontradas
Página 13 de 16
Questões por página:
Questões por página:
A modernização do campo brasileiro passou a requerer todo um aparato tecnológico, baseado numa logística empresarial que requer altos investimentos públicos e privados em infraestrutura para dar suporte à produção agrícola voltada à exportação. A localização geográfica de Mato Grosso no centro da América do Sul e no contexto do MERCOSUL faz com que o Estado faça parte do conjunto de planejamento na modalidade dos transportes traçados pelo Estado brasileiro para dar suporte a essa nova demanda do agronegócio. (MORENO & HIGA,2005).
No contexto do planejamento dos transportes em Mato Grosso e que fazem parte dos chamados eixos de integração e desenvolvimento nacional, assinale a alternativa incorreta.
No contexto do planejamento dos transportes em Mato Grosso e que fazem parte dos chamados eixos de integração e desenvolvimento nacional, assinale a alternativa incorreta.
Nos países considerados desenvolvidos cerca de 71% da população tem acesso à internet. Em contrapartida, nos países em desenvolvimento essa média fica em torno de 21%, como pode ser visto no gráfico. Sobre essa desigualdade, é INCORRETO afirmar que:
Adaptado de: http://goo.gl/2b9Hm > Acesso em: 24/05/2015
Adaptado de: http://goo.gl/2b9Hm > Acesso em: 24/05/2015
A Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento (United Nations Conference on Trade And Development - UNCTAD), tem como objetivo aumentar as oportunidades de comércio, investimento e progresso dos países em desenvolvimento, ajudando-os a enfrentar os desafios derivados da globalização e a integrar-se na economia mundial em condições equitativas. No que diz respeito ao comércio internacional de bens e serviços, e, ainda, produtos básicos, é INCORRETO afirmar que a UNCTAD:
Em síntese, para os professores participantes do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP), o sentido de se ensinar Geografia fundamenta-se: I. Na apreensão da realidade sob o ponto de vista da espacialidade complexa; II. Na compreensão das práticas que sustentam o espaço geográfico como um espaço indissociável de objetos e ações; III. Na compreensão do papel e das possibilidades das práticas sociais na configuração do espaço geográfico, entendendo-o como produto de práticas espaciais; IV. Na possibilidade do estabelecimento de outras práticas espaciais como usuários do espaço e nas práticas cotidianas do lugar; V. Na construção da autonomia de pensar, no exercício do pensamento complexo e na busca de respostas para soluções de problemas locais, regionais e internacionais; VI. No desenvolvimento de um raciocínio geográfico complexo e, com ele, atitudes que sustentem uma nova lógica e uma nova ética ambiental e social; VII. Na compreensão da relação implícita entre lógica do consumo, consumismo e cidadania, formando atitudes e valores com vistas à construção de sociedades sustentáveis; VIII.Na compreensão da importância do desenvolvimento de habilidades relacionadas ao tratamento da informação, na reflexão e ação cotidiana do espaço globalizado.
O ensino de geografia, assim como de outras disciplinas, contribui para o desenvolvimento da autonomia, da compreensão dos direitos, dos limites e das potencialidades da ciência e da tecnologia, bem como dos desdobramentos que tal desenvolvimento trouxe à construção das 42 espacialidades.
Marque a alternativa que está de acordo com o enunciado acima:
Marque a alternativa que está de acordo com o enunciado acima: