Filtrar
71 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 15
Questões por página:
Questões por página:
Observe-se o gráfico a seguir:
A partir desse gráfico, é possível fundamentar as ideias de:
“Um dos principais especialistas no fenômeno que ficou conhecido como ascensão da classe C, o economista Marcelo Neri diz que a classe média de hoje tem um novo perfil em relação aos governos petistas: ela é mais sofrida. Segundo o diretor da FGV Social, o quadro socioeconômico que alavancou esse público nos anos 2000 era composto por três fatores principais: avanço da economia; crescimento da renda acima do PIB
(Produto Interno Bruto) e redução contínua da desigualdade.” Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/08/nova-classe-c-perdeuterreno-e-ficou-para-tras-diz-marcelo-neri.shtml
Jessé de Souza faz uma crítica sobre o conceito criado por Marcelo Neri. Essa crítica se justifica, pois trata-se de uma classe:
(Produto Interno Bruto) e redução contínua da desigualdade.” Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/08/nova-classe-c-perdeuterreno-e-ficou-para-tras-diz-marcelo-neri.shtml
Jessé de Souza faz uma crítica sobre o conceito criado por Marcelo Neri. Essa crítica se justifica, pois trata-se de uma classe:
A Figura abaixo apresenta a fórmula de cálculo do Índice de Gini e uma distribuição de renda hipotética.
O coeficiente de Gini varia entre 0 e 1. O valor mínimo representa a igualdade perfeita, isto é, o cenário em que todos os indivíduos possuem exatamente a mesma renda. No outro extremo, o valor máximo sinaliza a maior desigualdade possível, em que um único indivíduo recebe toda a renda.
Adaptado de: Shikida, Claudio D.; Monasterio, Leonardo; Nery, Pedro Fernando (Ed.). Guia brasileiro de análise de dados: armadilhas e soluções. Brasília: Enap, 2021.
A partir da análise da Figura e do texto, é possível afirmar que quanto maior a área de:
A escola é uma importante instituição social, responsável pela socialização do indivíduo, mas também local de reprodução da desigualdade social, é a leitura que se faz pelo enfoque da sociologia da educação. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A reprodução cultural refere-se às formas pelas quais as escolas, juntamente com outras instituições sociais, ajudam a perpetuar desigualdades econômicas e sociais ao longo de gerações.
( ) Esse conceito de reprodução cultural é do sociólogo francês, Pierre Bourdieu, e é utilizado nos estudos sobre a educação.
( ) O conceito de reprodução cultural direciona a atenção aos meios pelos quais as escolas influenciam o aprendizado de valores, atitudes e hábitos, sem contudo existir qualquer relação com o currículo oculto.
( ) Segundo a análise de Bourdieu, a escola participa não só da transmissão e renovação da cultura, como na renovação da desigualdade social, por intermédio da imposição da cultura dominante como cultura legítima.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) A reprodução cultural refere-se às formas pelas quais as escolas, juntamente com outras instituições sociais, ajudam a perpetuar desigualdades econômicas e sociais ao longo de gerações.
( ) Esse conceito de reprodução cultural é do sociólogo francês, Pierre Bourdieu, e é utilizado nos estudos sobre a educação.
( ) O conceito de reprodução cultural direciona a atenção aos meios pelos quais as escolas influenciam o aprendizado de valores, atitudes e hábitos, sem contudo existir qualquer relação com o currículo oculto.
( ) Segundo a análise de Bourdieu, a escola participa não só da transmissão e renovação da cultura, como na renovação da desigualdade social, por intermédio da imposição da cultura dominante como cultura legítima.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
As desigualdades entre os seres humanos podem ser caracterizadas como naturais, pela diferença na morfologia (estatura, peso, saúde, cor dos olhos, cor dos cabelos dentre outros) e também quanto à capacidade mental, mas essas desigualdades não são suficientes para explicar as desigualdades sociais que estão relacionadas com à possibilidade de acesso aos bens sociais. Nesse caso, trata-se da estratificação social, presente nas sociedades complexas. Levando em consideração três sistemas de estratificação social: de Castas, Feudal e de Classes. Em relação aos sistemas de estratificação, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Nos estratos do Sistema de Castas a participação é hereditária e se dá pelo nascimento, e nesse sentido é inócuo qualquer esforço pessoal com a intenção de passar de uma casta para outra, mesmo que seja de uma casta superior para outra inferior.
( ) No Sistema Feudal prevalece a hereditariedade entre seus integrantes, com a possibilidade de que haja exceções, como no caso de concessão de um título dado pelo rei ao seu vassalo.
( ) O Sistema de Classes surgiu no período industrial e seus estratos foram definidos basicamente por critérios econômicos e seu processo de mobilidade social nada tem a ver com a hereditariedade, mas sim com a competitividade.
( ) Os principais estratos nos sistemas de estratificação no Sistema de Castas, Sistema Feudal e Sistema de Classes são, respectivamente: 1. Castas,2. Reis, Senhores e Servos,3. Capitalistas e Operários. Quanto as suas principais características, tem-se que no Sistema de Castas fundamental a manutenção da pureza étnica; no Sistema Feudal, a importância está na terra e na força de trabalho; e no Sistema de Classes, apresenta como ponto importante, os meios de produção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Nos estratos do Sistema de Castas a participação é hereditária e se dá pelo nascimento, e nesse sentido é inócuo qualquer esforço pessoal com a intenção de passar de uma casta para outra, mesmo que seja de uma casta superior para outra inferior.
( ) No Sistema Feudal prevalece a hereditariedade entre seus integrantes, com a possibilidade de que haja exceções, como no caso de concessão de um título dado pelo rei ao seu vassalo.
( ) O Sistema de Classes surgiu no período industrial e seus estratos foram definidos basicamente por critérios econômicos e seu processo de mobilidade social nada tem a ver com a hereditariedade, mas sim com a competitividade.
( ) Os principais estratos nos sistemas de estratificação no Sistema de Castas, Sistema Feudal e Sistema de Classes são, respectivamente: 1. Castas,2. Reis, Senhores e Servos,3. Capitalistas e Operários. Quanto as suas principais características, tem-se que no Sistema de Castas fundamental a manutenção da pureza étnica; no Sistema Feudal, a importância está na terra e na força de trabalho; e no Sistema de Classes, apresenta como ponto importante, os meios de produção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.