Filtrar


Questões por página:
Leia e analise as afirmativas abaixo:
I - Hemoptise refere-se à expectoração de sangue proveniente dos pulmões, traqueia e brônquios e é comumente observável na tuberculose pulmonar.
II - Hipoglicemia é um distúrbio provocado pela baixa concentração de glicose no sangue e pode afetar pessoas portadoras ou não de diabetes.
III - A hematêmese pode ser causada por úlcera péptica e por ingestão maciça de álcool.
IV - Hemiparesia e hemiplegia podem ser causadas por lesão cerebral.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS.
O termo “diabetes mellitus” (DM) refere-se a um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da insulina (WORLD HEALTH ORGANIZATION,1999). Pode-se considerar como sinais e sintomas clássicos que levantam a suspeita de DM:
Ainda sobre o uso e aplicação da insulina, o rodízio dos pontos de aplicação é fator decisivo para o tratamento insulínico, e esta prática deve ocorrer devido ao risco de
O uso da insulina para tratamento da diabetes mellitus ocorre a longa data e muitos pacientes diabéticos utilizam esta forma de tratamento. Assinale a alternativa incorreta.
Sabe-se que para o controle da diabetes mellitus o cuidado nutricional é uma das partes mais desafiadoras do tratamento e da mudança nos hábitos de vida. O acompanhamento com profissional especializado é fundamental, mas toda equipe deve ser habilitada em orientações básicas, para que o estimulo seja continuo. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. O principal macronutriente que influência a variabilidade do perfil glicêmico pós-prandial é o carboidrato. II. Deve ser estimulado a ingestão de fibras na dieta do paciente com diabete mellitus, pelos benefícios no controle da glicemia e no metabolismo de lipídios. III. Deve-se orientar o paciente que o consumo de açúcares ocorre exclusivamente por alimentos industrializados, devendo assim ser adotada uma alimentação com preferência a alimentos in natura, como frutas e verduras.