Filtrar


Questões por página:
"Mais próximo da polpa. É uma zona de reação tentando paralisar a lesão, obliterando os túbulos".
Morfologicamente, as lesões de cárie em dentina pode ser dividida em zonas. Dito isso, a qual zona pertence a definição apresentada?
Sobre a cárie dentária, assinale a afirmativa correta:

O diagnóstico da doença cárie é um processo extremamente complexo que envolve a interpretação de um conjunto de dados provenientes dos sinais e sintomas clínicos e de exames complementares.

Sobre o diagnóstico e a detecção da cárie dentária, assinale a alternativa correta.

A cárie dentária tem sido sistematicamente avaliada pelo índice CPO-D/ceo-d em inquéritos de base populacional, conforme recomendado pela OMS. No entanto, índices complementares para avalição da cárie dentária têm sido sugeridos pela OMS.

Sobre isso, analise as asserções a seguir:


I. O índice CPO-D/ceo-d, apesar de ser amplamente recomendado e usado em levantamentos epidemiológicos em saúde bucal em estudos internacionais, apresenta como principal limitação a impossibilidade de mensurar a gravidade da cárie dentária não tratada.

PORQUE

II. Todos os dentes com lesão cariosa, no momento do exame, são registrados com os mesmos códigos, independentemente da extensão da cárie e da possível ocorrência de infecções odontogênicas.


A respeito das asserções, assinale a alternativa CORRETA.
Com relação ao diagnóstico e tratamento da lesão cariosa, leia as afirmativas abaixo:
I. Para o diagnóstico precoce das lesões cariosas oclusais, é necessária uma limpeza adequada da superfície em questão, secagem e uma ótima iluminação. II. O uso da sonda exploradora para diagnosticar lesões cariosa oclusais deve ser evitado, pois, apesar de diferenciar lesões ativas de inativas, ela pode perfurar esmalte sadio e interromper processo de remineralização do esmalte. III. As lesões oclusais que envolvam dentina, cavitadas ou não, cuja imagem radiográfica ultrapasse a região do limite amelodentinário necessitam de intervenção restauradora. IV. A presença de esmalte em todo ângulo cavo superficial da cavidade é um fator que leva ao sucesso da restauração de resina em dentes posteriores. V. A pequena extensão vestibulolingual, tanto na cavidade oclusal como na proximal, provocam maior chance de haver desgaste nestas áreas, com consequente fracasso clínico na utilização da resina composta.
São CORRETAS apenas as afirmativas: