Filtrar


Questões por página:
. A cárie é uma doença muito antiga, com pelo menos 500 mil anos de idade, como evidenciam registros esqueléticos. Pode ser definida como um processo dinâmico que ocorre na superfície dentária coberta por biofilme, e se caracteriza pelo desequilíbrio entre esse biofilme e os tecidos duros do dente, resultando, ao longo do tempo, em perda de tecido mineral.
Assinale a alternativa correta sobre a etiologia, o comportamento, o diagnóstico e o prognóstico da doença cárie.
Assinale a alternativa incorreta com relação à cárie dentária:
Para o correto preenchimento do odontograma, as lesões cariosas dos dentes citados na questão anterior devem ser representadas por:
Ao realizar o exame clínico de Joaquim,8 anos, a Dentista relatou para ser colocado no prontuário que o paciente apresentava lesões cariosas no primeiro molar permanente inferior direito e no segundo molar decíduo superior esquerdo. As numerações que correspondem aos dentes citados são:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Nos seres humanos, à medida que o tártaro se desenvolve, o crescimento da placa no sentido da raiz dos dentes é ampliado e a inflamação torna-se crônica. Assim, formam-se bolsas onde a gengiva começa a se separar do dente e, uma vez que as bactérias prejudiciais cessaram o crescimento nestes espaços, a infeção espalha-se, causando danos ao sistema digestivo como um todo.

II. A cárie está relacionada à má alimentação e à má higienização da boca, pois as bactérias que se encontram normalmente na cavidade bucal transformam os restos de alguns alimentos em ácidos – como os ácidos láctico, acético, acetilsalicílico, ascórbico etc. – e acarretam um processo de fermentação rico em oxigênio, atacando os tecidos mineralizados do dente.


Marque a alternativa CORRETA: