Filtrar


Questões por página:
O Caderno de Atenção Básica – nº 17 – Saúde Bucal, do Ministério da Saúde do Brasil, preconiza uma abordagem para a cárie ativa baseada no restabelecimento do equilibrio entre os processos de desmineralização e remineralização das estruturas dentárias, paralisação ou redução da progressão das lesões de cárie e a utilização de técnicas de remoção do tecido cariado com a máxima preservação da estrutura dental sadia, com a execução de procedimentos baseados na mínima intervenção.Diante dessa recomendação, assinale a alternativa correta.
O adolescente J. S. A.,13 anos, chegou, acompanhado de sua mãe, ao setor de urgência de uma Unidade Básica de Saúde para o atendimento odontológico, queixando-se de "dor de dente" ao mastigar e comer alimentos gelados. O odontólogo de plantão realizou o exame clínico e detectou uma lesão de cárie no elemento dental 16, sem a presença de fístula. Após a execução de exame radiográfico interproximal, foi detectada uma lesão de cárie atingindo a metade interna da espessura da dentina. Optou-se pela realização de tratamento expectante, tendo em vista o risco de exposição pulpar. Sobre o tratamento expectante para restaurações de lesões profundas de cárie, assinale a alternativa correta.
O diagnóstico da doença cárie é um fator essencial para a elaboração de um plano de tratamento abrangente, no qual a decisão terapêutica deve estar de acordo com os princípios de promoção da saúde e medidas preventivas, a fim de substituir intervenções desnecessárias.
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir. I. A lesão de cárie sem cavidade apresenta a parte interna mais mineralizada que a zona superficial. II. Nas lesões ativas com cavidade em dentina, observa-se tecido amolecido, amarelado e úmido. III. Quanto maior a extensão/profundidade da perda mineral em esmalte (lesão de cárie sem cavidade), mais facilmente identificada pelo exame visual ela se torna.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Em relação ao diagnóstico e ao tratamento da doença cárie, considere:


I. Manchas brancas, rugosas e opacas no esmalte ou o tecido dentinário amolecido e de cor marrom clara são características de lesões inativas e, desde modo, são indicados para reverter o processo de dano tecidual, procedimentos clínicos remineralizadores.

II. A cárie dentária é uma doença crônica, de longa duração e progressão lenta, para a maioria dos indivíduos de uma população. Este padrão pode ser modificado em indivíduos com alta atividade de cárie nas quais a velocidade de progressão aumenta sensivelmente.

III. O diagnóstico da doença cárie deve ser feito através de anamnese, exames clínico e radiográfico e, quando necessário, complementado com exames adicionais para avaliar a dieta, a saliva e a microflora cariogênica do paciente.

IV. Manchas brancas brilhantes ou pigmentadas e lisas e as cavidades com tecidos dentinários escurecidos e duros são caracterísiticas de lesão ativa. Deste modo, além da intervenção restauradora, exames adicionais para avaliar a dieta, a saliva e a microflora cariogênica devem ser complementados.


Está correto o que se afirma APENAS em

Atualmente, o tratamento de lesões de cárie em dentes decíduos e permanentes tem seguido princípios de mínima intervenção, com o objetivo de preservar as estruturas dentárias e propiciar melhor adaptação comportamental do paciente. Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.