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Disciplina:
Pedagogia
A comunidade universitária da UFSC é constituída pelos corpos docente, discente e técnico-administrativo, diversificados em suas atribuições e unificados em seus objetivos. Analise as afirmativas a seguir a esse respeito e assinale a alternativa correta.
I. O corpo docente é integrado por todos quantos exerçam, em nível superior, atividades de magistério. O regime de trabalho do pessoal docente é fixado em função das horas semanais de trabalho, com ou sem dedicação exclusiva. Professores visitantes não integram o corpo docente da UFSC.
II. O corpo discente é constituído pelos alunos regularmente matriculados em seus diferentes cursos. Os alunos são distribuídos nas categorias “regular” e “não regular”.
III. O corpo técnico-administrativo compreende o pessoal ocupante de cargos de nível superior, médio e de apoio. O corpo técnico-administrativo pode integrar extemporaneamente o corpo docente, conforme necessidade dos departamentos.
I. O corpo docente é integrado por todos quantos exerçam, em nível superior, atividades de magistério. O regime de trabalho do pessoal docente é fixado em função das horas semanais de trabalho, com ou sem dedicação exclusiva. Professores visitantes não integram o corpo docente da UFSC.
II. O corpo discente é constituído pelos alunos regularmente matriculados em seus diferentes cursos. Os alunos são distribuídos nas categorias “regular” e “não regular”.
III. O corpo técnico-administrativo compreende o pessoal ocupante de cargos de nível superior, médio e de apoio. O corpo técnico-administrativo pode integrar extemporaneamente o corpo docente, conforme necessidade dos departamentos.
Concurso:
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Disciplina:
Pedagogia
No que se refere ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), analise as afirmativas a seguir.
I. É um documento autônomo e não precisa estar articulado com a prática e os resultados da avaliação institucional. II. Documento Institucional exigido nos processos de avaliação e auditorias externas realizadas por órgãos de controle da Educação Superior. III. Define a missão da instituição de ensino superior e as estratégias para atingir suas metas e objetivos. IV. Instrumento legal importante, constitui-se em um compromisso da instituição com a comunidade acadêmica, com o Ministério da Educação e com o seu público interno e externo. V. Nas Instituições de Ensino Superior não necessita ser elaborado com metodologia colaborativa e nem ser aprovado nos colegiados superiores.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. É um documento autônomo e não precisa estar articulado com a prática e os resultados da avaliação institucional. II. Documento Institucional exigido nos processos de avaliação e auditorias externas realizadas por órgãos de controle da Educação Superior. III. Define a missão da instituição de ensino superior e as estratégias para atingir suas metas e objetivos. IV. Instrumento legal importante, constitui-se em um compromisso da instituição com a comunidade acadêmica, com o Ministério da Educação e com o seu público interno e externo. V. Nas Instituições de Ensino Superior não necessita ser elaborado com metodologia colaborativa e nem ser aprovado nos colegiados superiores.
Assinale a alternativa CORRETA.
Concurso:
Prefeitura de Maricá - RJ
Disciplina:
Pedagogia
Numa sala de aula tradicional, lugar privilegiado da prática docente, desenvolve-se uma relação de natureza pedagógica que envolve fundamentalmente a transmissão de saberes, mediante interações de caráter intelectual e afetivo. No tocante à disciplina nessa sala de aula, pode-se dizer que o professor assume dois papéis básicos:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Pedagogia
Sobre o detalhamento do curso no preenchimento de processos de autorização de cursos de graduação na modalidade presencial, merece atenção especial a informação sobre a carga horária do curso. Neste sentido, conforme a Resolução CNE/CES nº 3, de 02/07/2007, “a definição quantitativa em minutos do que consiste a hora/aula é uma atribuição das Instituições de Ensino Superior, desde que feita sem prejuízo ao cumprimento das respectivas cargas horárias totais dos cursos”. A mesma Resolução estabelece que as atividades acadêmicas e de trabalho discente efetivo devem ser mensuradas como carga horária mínima em horas de:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Pedagogia
Determinada IES protocolou no Sistema e-MEC a solicitação de reconhecimento do curso de Educação Física, bacharelado, em outubro de 2020 e recebeu a confirmação da visita in loco em setembro de 2021. Neste ínterim, o curso alterou a matriz e proposta curricular do curso para adequá-las às exigências contidas na Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física (Resolução CNE/CES nº 6/2018). Diante desta situação, com base na Portaria Normativa nº 19 de 13 de dezembro de 2017, a providência a ser tomada pela IES será: