Filtrar


Questões por página:

Encontrada em São Paulo, na metrópole e adjacências, o agave (Agave sp.) tem origem na América Central. Sua capacidade de expansão é extremamente agressiva, não deixando espaço para outras plantas. A dispersão é via bulbilhos que, ao caírem ao solo, desenvolvem-se em novas plantas. O agave tem o potencial de tomar a Mata Atlântica secundária e o Cerrado, devendo ser evitado seu uso em futuros projetos de paisagismo e plantios urbanos.


Com relação ao agave, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) É uma espécie exótica, mas não invasora.

( ) Tem o potencial de provocar a perda de biodiversidade em ecossistemas.

( ) O agave não passou pelo processo coevolutivo local e estabeleceu uma relação de competição com as espécies nativas.


As afirmativas são, respectivamente,

Observe o gráfico a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


Considerando pirâmides ecológicas que possam representar o fitoplâncton e o zooplâncton do gráfico, podemos afirmar que

O crescimento logístico ou sigmoide envolve o crescimento exponencial de uma população, seguido por uma redução no crescimento, até que a curva assuma uma forma de S. O gráfico a seguir mostra o crescimento de Lactobacillus sakei em um meio de cultura.

 

Imagem associada para resolução da questão

 

(Adaptado de

https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/EnsinoBiologia/Ecologia_2011_2012/

Ecologia_v2_04.pdf)

 

No gráfico, o ponto K corresponde à

As listas estaduais oficiais de espécies ameaçadas são elaboradas a partir da avaliação do risco de extinção de espécies da fauna e da flora do estado utilizando-se as diretrizes, categorias e critérios definidos pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), em conformidade com a legislação nacional e nos termos da Convenção sobre a Diversidade Biológica. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta corretamente alguns dos critérios utilizados para as avaliações do risco de extinção de espécies.

Em Nobres, Mato Grosso, a pesquisadora Jade Ayabe Pereira, da UNEMAT, estudou um sítio de reprodução de araras Ara ararauna muito visitado por turistas. Ela queria avaliar se a área poderia ser um foco de expansão dessa população e se as aves estão competindo por ninhos. Para tanto, ela mediu a quantidade de casais procurando esse sítio e a quantidade de locais de nidificação disponíveis em buritis. Ela comparou seus dados com um modelo teórico representado pelo gráfico abaixo:

Imagem associada para resolução da questão

Marque qual interpretação dos resultados está relacionada aos dados coletados: