Filtrar


Questões por página:
Ao realizarmos trabalho sobre um objeto, podemos mudar a energia de movimento desse objeto. Além disso, se um objeto está em movimento, ele é capaz de realizar trabalho. A energia associada ao estado de movimento de um objeto é chamada de energia cinética. Um objeto de massa M que se desloca sobre uma superfície horizontal, sem a influência de efeitos resistivos, com uma velocidade V possui energia cinética X. Um segundo corpo de massa M/2, que se move também sem a influência de efeitos resistivos com o dobro da velocidade V, possui energia cinética em termos de X igual a
Um pêndulo simples com 1,0 m de comprimento e 20,0 g de massa está suspenso em um carro de corrida que se move com velocidade de módulo constante descrevendo uma circunferência de 50,0 m de raio. A aceleração radial do carro é √800 m/s2 e o pêndulo sofre pequenas oscilações na direção radial em torno da posição de equilíbrio. Considerando g = 10,0 m/s2, podemos afirmar que a frequência dessas oscilações é:
Um projétil de massa m é disparado com velocidade v contra o bloco de um pêndulo balístico de massa M. O bloco está pendurado em uma haste de massa desprezível, de comprimento L, que gira em torno de um pivô. O bloco do pêndulo, com o projétil cravado, oscila para cima alcançando a altura h e a haste forma um ângulo θ com a vertical. Assinale a alternativa que indica a expressão correta da velocidade v.
Uma esfera de massa 50,0 g é abandonada no topo de uma rampa que apresenta atrito, conforme a figura abaixo. Considerando que g = 10,0 m/s2 e que a esfera perde 20% da sua energia mecânica, assinale a alternativa com o módulo da velocidade da esfera em B.
Imagem associada para resolução da questão
Em um experimento, o professor utilizou uma balança de braços iguais, representada abaixo, e cinco blocos (B1, B2, B3, B4 e B5) com massas de 50,0 g,40,0 g,100,0 g,80,0 g e 10,0 g, respectivamente.
Imagem associada para resolução da questão
Considerando o exposto acima, assinale a alternativa com a argumentação correta para a disposição dos blocos nos braços da balança.