Filtrar


Questões por página:
Considere um corpo de massa m o qual é empurrado de A até B ao longo de um plano inclinado mostrado na figura a seguir, por uma força horizontal cuja intensidade F é o dobro do peso do corpo. Imagem associada para resolução da questão

Supondo que o corpo partiu do repouso em A, desprezando as forças de atrito, a energia cinética com ele chega em B é:
A estrutura óssea da coxa humana é formada pela patela e fêmur, o maior e mais resistente osso do corpo humano. Considere que os dois ossos da coxa (fêmur), cada um com área de seção transversal de 10 cm2, sustentam a parte superior de um corpo humano de massa 60 kg. Estime a pressão média sustentada pelos ossos.
Adote: Módulo da aceleração gravitacional = 10 m/s².

Uma casca esférica fina de raio 6 cm se encontra sobre uma superfície horizontal áspera. A casca é atingida horizontalmente por um taco. A distância vertical entre o ponto da tacada e a reta horizontal que passa pelo centro da casca é:

Adote: Momento de inércia da casca esférica = 2MR²/3

Módulo da aceleração gravitacional = 10 m/s²

Uma corda é enrolada em torno de um cilindro sólido de massa 3 kg. Em seguida, com uma das extremidades da corda presa ao teto o cilindro é liberado do repouso. Determine a tração da corda.
Adote: Momento de inércia do cilindro maciço = MR²/2. Módulo da aceleração gravitacional = 10 m/s².
Considere que um disco de massa 3M e raio R está girando com velocidade angular ωº em torno de seu eixo geométrico. Um pequeno objeto de massa M cai suavemente na borda do disco e gruda nele. Determine a razão entre as velocidades angulares final e inicial do disco.
Adote: Momento de inércia do disco = MR²/2.