Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Para facilitar o processo de içar um corpo, pode-se utilizar um sistema de roldanas, como o ilustrado na figura acima. Na figura, o homem que puxa a corda aplica uma força para levantar uma pessoa de 65 kg, que está presa a uma cadeira de 5 kg, que, por sua vez, está suspensa por uma corda inextensível ideal que, também, passa por uma roldana móvel ideal. Com relação a essa situação e aos vários aspectos a ela relacionados, julgue os itens a seguir, considerando que a aceleração da gravidade seja de 10 m/s2



Para que a pessoa sentada na cadeira fique em equilíbrio, ohomem deve aplicar uma força vertical para baixo de móduloigual a 350 N.

mostrar texto associado
Para facilitar o processo de içar um corpo, pode-se utilizar um sistema de roldanas, como o ilustrado na figura acima. Na figura, o homem que puxa a corda aplica uma força para levantar uma pessoa de 65 kg, que está presa a uma cadeira de 5 kg, que, por sua vez, está suspensa por uma corda inextensível ideal que, também, passa por uma roldana móvel ideal. Com relação a essa situação e aos vários aspectos a ela relacionados, julgue os itens a seguir, considerando que a aceleração da gravidade seja de 10 m/s2.

Se a corda se romper quando a cadeira estiver parada a uma altura de 1,5 m do solo, a energia cinética do sistema (pessoa e cadeira) ao tocar o solo será superior a 1.000 J.
Questão Anulada
mostrar texto associado

Considerando a figura, que as roldanas sejam ideais, os fios inextensíveis e que a gravidade local seja igual a 10 m/s2, julgue o item a seguir.

 

Para suspender o homem, a força F a ser aplicada pela equipe de resgate deverá ser igual a 450 N.

mostrar texto associado

Considerando a figura, que as roldanas sejam ideais, os fios inextensíveis e que a gravidade local seja igual a 10 m/s2, julgue o item a seguir.


Se a corda presa ao homem a ser resgatado se romper quando ele estiver a 3,2 m do solo, ele chegará ao solo com uma velocidade superior a 10 m/s.

O momento angular de uma partícula de massa m localizada pelo vetor (em negrito) posição r, e que tem momento linear p é definido pela expressão L = r x p .
A variação temporal do momento angular é igual a uma outra grandeza conhecida como: