Filtrar


Questões por página:
Um corpo de massa igual a 9,8 kg se desloca à velocidade constante de 10 m/s. Sua energia cinética é a energia necessária para elevar do nível do solo um corpo de 10 kg de massa até uma altura, medida em metros, de
Suponha que dois corpos de igual massa, se deslocando na mesma linha reta e na mesma direção, colidam e permaneçam unidos após a colisão.
A velocidade comum após a colisão será

Um bloco de massa m vai ser posto em movimento sobre uma superfície horizontal áspera pela expansão de uma mola ideal comprimida entre ele e uma parede vertical, como ilustra a figura.

A constante elástica da mola k = 1,0·102 N/m e seu comprimento está reduzido em 10 cm em relação ao valor original. Permite-se a expansão da mola e verifica-se que o bloco, no instante em que perde o contato com ela, possui uma velocidade de 2 m/s. Como existe atrito entre o bloco e a superfície horizontal, a massa m do bloco é:

mostrar texto associado
Considere que um objeto de massa 10 M, em estado de repouso, sofra uma explosão interna ao sistema e fragmente-se em dois corpos de massas 3 M e 7 M. Nesse caso, sabendo-se que o corpo de massa 7 M encontra-se a 6 km da posição original do objeto, então a distância entre os fragmentos é de 20 km.
mostrar texto associado

Considere que um pêndulo balístico, composto por um bloco de massa M, em repouso, suspenso por um fio, ao ser atingido por um projétil de massa m, com velocidade igual a v, alcança uma altura h acima do solo. Supondo que a colisão seja perfeitamente inelástica e sem perda de energia, a velocidade v do projétil, em função da altura e das massas, é expressa por