Filtrar


Questões por página:

Dentro de um elevador em movimento ascendente, encontra-se um bloco de massa m suspenso por um cabo inextensível e de massa desprezível, preso ao teto conforme figura abaixo.

Considerando que o elevador está subindo com aceleração constante a, qual é a tensão no cabo?

Dado: g é a aceleração da gravidade.



Um bloco de massa m1 = 1,0 kg está suspenso por um cabo inextensível, de massa desprezível, e ligado através de uma polia, também de massa desprezível, a outro bloco, de massa m2 = 2,0 kg, apoiado no solo. Considerando que os blocos estão em repouso, qual a força de atrito, em newtons, entre o chão e o bloco?



Dois blocos de massas m1 e m2 respectivamente, são abandonados, a partir do repouso, de uma altura h, em relação ao solo, ligados por um cabo de massa desprezível, conforme figura acima. Considerando que os corpos caem em queda livre, qual o módulo de tensão no cabo?

                        

O bloco de massa 1 kg, representado na figura acima, é lançado com velocidade inicial e percorre uma pista perfeitamente lisa até encontrar uma superfície horizontal de atrito cinético μk percorrendo uma distância d = 1 m até o repouso. O valor de μk é igual a
Dados:   = 6 m/s, h = 1 m, g = 10m/s2

Um elevador de peso igual a 8.000 N parte do repouso e sobe verticalmente 50 m em 5 s, em movimento uniformemente acelerado. Desprezando-se as forças dissipativas e as massas dos cabos de sustentação e sabendo-se que a aceleração gravitacional local é igual a 10 m/s2 , a potência, em kW, solicitada é igual a