Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Quando o freio for acionado, para que o veículo pare, a sua energia cinética e o trabalho da força de atrito, em módulo, deverão ser iguais.

Um corpo, de massa 5,0 kg, sofre a ação das seguintes forças (todas as unidades no SI):
F1 = 8 i - 4 j; F2 = -12 i + 4 k; e F3 = 7 i + 4 j, onde i, j e k são os vetores unitários ao longo dos eixos cartesianos x, y e z, respectivamente.

Qual é, em m/s² , a aceleração do corpo ?
A lei de Hooke estabelece uma proporcionalidade entre a tensão aplicada a uma barra e a correspondente deformação da barra (σ = Eε).

Assim, se a uma barra de aço (E = 200 GPa) engastada, de área de seção transversal de 4,0 cm2 , for aplicada uma força de tração de 1.000 N em sua extremidade livre, a deformação ε ocorrente nos vários pontos da barra será igual a
Um objeto de massa 1,2 kg desce com velocidade cons- tante um plano inclinado. O coeficiente de atrito cinético entre as superfícies do plano e do objeto vale 0,25.

Os valores aproximados para os módulos das componenentes da força normal e da força de atrito entre o objeto e a superfície valem, em newtons, respectivamente,

Dado
aceleração da gravidade = 10 m/s2

Um sistema hidráulico montado em laboratório consiste em um tubo cilíndrico horizontal fixo a uma bancada. O tubo contém um líquido ideal e dois êmbolos E1 e E2 que podem se movimentar livremente. As massas M1 e M2 são conectadas ao sistema através de fios e roldanas ideais, conforme mostra a Figura abaixo.



Se os diâmetros dos êmbolos E1 e E2 valem, respectivamente, 2,00 cm e 5,00 cm, qual é, aproximadamente, a razão entre as massas M1/M2 de forma que, ao serem abandonadas, permaneçam paradas?