Filtrar


Questões por página:
O ministro brasileiro da Justiça decidiu, em janeiro de 2009, conceder asilo político a Cesare Battisti, criando um impasse diplomático com a Itália. Desde 2007, Battisti estava preso no Brasil e aguardava decisão do governo brasileiro quanto à sua extradição. O asilado foi condenado na Itália por
Julian Paul Assange é atualmente um célebre ativista no cenário internacional, tendo sido agraciado, em maio de 2011, com a Medalha de Ouro da Fundação para a Paz de Sydney, por sua coragem na defesa dos direitos humanos. Julian Assange é

(14/01/09) A decisão da Justiça brasileira de conceder ao ex-ativista italiano de extrema-esquerda Cesare Battisti refúgio político gerou duras reações por parte do governo italiano e de familiares de vítimas de terrorismo.[...] O ministério das Relações Exteriores italiano reagiu com uma nota na qual, além de condenar a decisão do ministro Tarso Genro (Justiça) [...] Além da chancelaria, representantes do governo [...] manifestaram indignação contra a decisão da Justiça brasileira. O vice-ministro do Interior, Alfredo Mantovano, considerou "grave e ofensiva" a decisão: "um insulto a nosso sistema democrático", disse.

Internet: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u489961.shtml.
Acesso em 15/2/2009.

Acerca do assunto abordado no texto, assinale a alternativa correta.

Internet: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u489961.shtml>.
Acesso em 15/2/2009.

O governo [do país] deverá entrar com uma ação contra o Brasil junto à Corte Internacional de Haia. (...) Após o ingresso da ação, o Brasil terá até quatro meses para se pronunciar sobre o caso. Se os argumentos não forem aceitos, as autoridades do país podem recorrer diretamente à Corte, sem ter que passar pelo Comitê.

(http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI24171215223,00-.html)

A questão diplomática destacada no texto acima tem como protagonista

mostrar texto associado
A ação de organismos multilaterais, como a ONU e o Tribunal Penal Internacional, contribuiu consideravelmente para a redução da ação do crime organizado em escala global, especialmente o relacionado ao tráfico de drogas ilícitas e à lavagem de dinheiro.