Filtrar


Questões por página:
Pimenta e Anastasiou (2010), ao discutirem aspectos sobre a docência universitária, destacaram que muitos processos de ensino em curso na universidade não passam de meras reproduções de minipalestras ou reunião de um número determinado de pessoas, que permanecem ouvindo uma delas expor determinado assunto.
De acordo com a situação indicada – e de outros apontamentos das autoras na obra “Docência no Ensino Superior” –, é INCORRETO o que se afirma em

Observe o gráfico.

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Deed/Inep, com base nos dados do Censo da Educação Superior.

O Gráfico 22 do Resumo Técnico do Censo da Educação Superior (INEP,2022) demonstra a evolução do número de funções docentes em exercício na categoria pública no Brasil, segundo o grau de formação, entre os anos de 2011 e 2020.

A partir da observação do gráfico, assinale a alternativa INCORRETA

Julgue o item subsequente.


O objetivo da Pedagogia é a educação enquanto prática social. Daí seu caráter específico que a diferencia das demais, que é o de uma ciência prática – parte da prática e a ela se dirige. A problemática educativa e sua superação constituem o ponto central de referência para a investigação na Pedagogia.

Julgue o item subsequente.


A Pedagogia é mais ampla que a docência, e a educação abrange outras instâncias além da sala de aula.

Os cursos de formação de professores estão ficando mais ágeis, flexíveis, enxutos, perdendo conteúdo e identidade. Atingir metas tornou-se o grande objetivo da educação. São medidas que colaboram para esta formação docente, que apresenta abordagem gerencialista: