Filtrar


Questões por página:
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, homologadas em 2013 e, mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular afirmam a inserção da Educação Física na área das Linguagens. Com base nessa premissa, considere as afirmativas abaixo.
I. A inserção da Educação Física na área das Linguagens remonta aos anos 1970 quando os Guias Curriculares incluíram a disciplina juntamente com Língua Portuguesa, Educação Artística e Língua Estrangeira Moderna, na “matéria” Comunicação e Expressão. II. Essa inserção decorre da aproximação da Educação Física com as Humanidades, principalmente da Sociologia, Linguística, Filosofia e dos Estudos Culturais, ocasionada pelo denominado movimento renovador da área. III. Alguns estudos aproximam a Educação Física da semiótica de Roland Barthes, semiólogo e filósofo francês, ao tomar o conceito de linguagem como capacidade humana de produção de conhecimentos mediante signos de qualquer espécie. IV. O movimento humano pode ser compreendido como ação motora, locomoção, força ou energia produtiva e linguagem. No entanto, as formas de intervenção pedagógica sobre o movimento humano independem dessas concepções, pois devem focar na melhoria da ação motora. V. O currículo cultural da Educação Física, ao pautar-se na noção que a linguagem produz a realidade, potencializa situações para que os alunos façam a leitura das práticas corporais, a fim de identificar seus modos de existência, analisar os diversos discursos sobre as práticas e os praticantes para que vivenciem e produzam outras formas de dizer e fazer a respeito da prática corporal.
Está correto o que consta APENAS de
O trabalho é um meio pelo qual o ser humano transforma a natureza e se transforma, podendo, através desse, humanizar-se. Harmoniza-se intensamente com essa noção o conceito de trabalho presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (art.5, par.1º ): O trabalho é conceituado na sua perspectiva ontológica de transformação da natureza como realização inerente ao ser humano e como mediação no processo de produção da sua existência.
(SOUZA, M. S. Educação e trabalho como pressupostos as políticas públicas de educação profissional e tecnológica. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Direito, São Paulo: Universidade de São Paulo,2020)
A partir das informações presentes no texto, o ensino profissional
As Diretrizes curriculares nacionais para a Educação básica carregam em seu bojo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos e corroboram o Ensino Fundamental como uma conquista resultante da luta pelo direito à educação travada nos países do ocidente ao longo dos dois últimos séculos por diferentes grupos sociais, entre os quais avultam os setores populares. Referente a esse nível de ensino, é correto afirmar:
A Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil contida nas Diretrizes curriculares nacionais para a Educação básica regulamenta a avaliação como instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças. Sobre a avaliação na educação infantil, leia as afirmações:

I. Deve ter a finalidade de seleção, promoção ou classificação, após verificação do trabalho realizado.

II. Devem existir práticas de verificação da aprendizagem, tais como provinhas e mecanismos de retenção das crianças.
III. Os esforços da equipe devem convergir para a estruturação de condições que melhor contribuam para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, desligando-a de seus grupos de amizade.

IV. A observação sistemática, crítica e criativa do comportamento de cada criança, de grupos de crianças, das brincadeiras e interações entre as crianças no cotidiano, e a utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.), feita ao longo do período em diversificados momentos, são condições necessárias para compreender como a criança se apropria de modos de agir, sentir e pensar culturalmente constituídos.


Estão corretas as afirmações contidas em:

Julgue o item que se segue.


As diretrizes curriculares propostas por especialistas devem ser implementadas nas escolas. Após sua implementação, essas diretrizes devem ser adaptadas para levar em consideração as características e necessidades específicas dos alunos e das comunidades locais.