Filtrar


Questões por página:
Disfagia é a presença de alteração da deglutição, com repercussões significativas sobre a função alimentar e condição nutricional. De acordo com o Protocolo Fonoaudiológico de Avaliação do Risco para Disfagia (Pard), eleja a alternativa que apresenta adequada classificação dos graus de disfagia orofaríngea.
A deglutição é um processo fisiológico, dividido em 4 fases: preparatória, oral, faríngea e esofágica. No caso da deglutição atípica com interposição frontal de língua, pode haver um quadro associado de:
A mastigação é o processo fisiológico de morder e triturar o alimento, que envolve ações neuromusculares e digestórias. Quanto à avaliação fonoaudiológica da função mastigatória, pode-se afirmar que:
Os músculos da face possuem participação determinante nas funções de sucção, mastigação e deglutição. Cabe ao fonoaudiólogo, na prática clínica do campo da motricidade orofacial, conhecer as estruturas anatômicas envolvidas nesses processos. Desse modo, assinale a alternativa que apresenta o conjunto de músculos transversos da face.

Com relação à avaliação clínica da disfagia orofaríngea infantil à beira do leito, analise as afirmativas a seguir:


I. Os distúrbios de alimentação compreendem um amplo espectro e estão sempre acompanhados de dificuldades específicas de deglutição, como recusa alimentar, alterações comportamentais durante a alimentação, preferências alimentares rígidas e crescimento inadequado.

II. Recentemente, a literatura vem relatando um grande número de lactentes com desenvolvimento neurológico normal com disfagia orofaríngea e que apresentam, inclusive, aspiração laringotraqueal silente, principalmente para líquido fino.

III. Algumas das indicações mais frequentes para avaliação fonoaudiológica à beira do leito são: baixo ganho ponderal ou perda de peso, incoordenação das funções de sucção e deglutição, alterações respiratórias, apneia e quedas de saturação associadas à alimentação.


Está correto apenas o que se afirma em