Filtrar


Questões por página:

Julgue o item a seguir.


A deglutição atípica ocorre devido a desequilíbrio entre a língua, lábio e músculos da bochecha, caracterizando-se por uma participação ativa da musculatura perioral. Já na deglutição adaptada, a língua se adaptou à forma da cavidade oral ou tipo facial do indivíduo, ou se adaptou às características das funções existentes.

Julgue o item a seguir.


Alguns bebês podem apresentar problemas na hora da sucção e da deglutição, ou seja, no ato de engolir o alimento, no caso, o leite materno. Essa situação costuma levar ao desmame precoce e, em geral, não traz consequências para a saúde do bebê.

A disfagia pode ser decorrente de obstruções orgânicas (obstrutiva) ou de desordens que atrapalham a função da deglutição (motora/funcional). São causas da disfagia, exceto:
De acordo com a literatura, o Protocolo de Avaliação do Risco para Disfagia (PARD) auxilia na identificação e interpretações das alterações na dinâmica da deglutição, caracteriza os sinais clínicos sugestivos de penetração laríngea ou aspiração laringotraqueal, define pontualmente gravidade da disfagia e estabelece condutas a partir dos resultados da avaliação. Esse protocolo é constituído
Na reabilitação fonoaudiológica do paciente com disfagia orofaríngea, a indicação da melhor ou pior consistência alimentar depende das desordens de deglutição, assim, se o fonoaudiólogo observa uma redução do fechamento laríngeo é indicado orientar o paciente a evitar a consistência