Filtrar


Questões por página:
Durante toda a avaliação clínica da deglutição, o avaliador deve estar atento às possíveis alterações observadas, tanto na dinâmica orofaríngea, possibilidade de estase e penetrações e/ou aspirações laríngeas. Na situação de ocorrência de tosse ou pigarros durante a deglutição é sinal sugestivo de:
As afasias não fluentes correspondem às alterações decorrentes de lesões anteriores à fissura sylviana, nas quais ocorre especialmente prejuízo da expressão. Assinale a alternativa que apresenta a afasia não fluente que apresenta provas de nomeação e repetição comprometidas.
A atuação fonoaudiológica nos tumores de cavidade oral, orofaringe, laringe e faringe é ampla e complexa. Nas ressecções de parede posterior de faringe e/ou ressecções de base de língua, acarretam geralmente quadros de disfagia importantes em adultos, assinale a alternativa que apresenta o que é possível observar.
As funções estomatognáticas, mastigação, deglutição e fala, caracterizam-se pela utilização do movimento mandibular modificando os espaços funcionais e possibilitando a mobilidade livre das estruturas de tecido mole que realizam tais funções. A luxação é uma disfunção da articulação temporomandibular intra-articular. Assinale a alternativa que apresenta o trabalho fonoaudiológico a ser realizado diante desse quadro.
A avaliação fonoaudiológica da deglutição e da fonoarticulação permite possíveis correlações entre uma determinada alteração e achados clínicos. Portanto, um paciente adulto com dificuldades para elevação e abaixamento da ponta da língua e de realizar estalos e sucção e com dificuldades de acoplamento da língua versus bolo versus palato duro poderá apresentar: