Filtrar


Questões por página:
Paciente com 39 anos de idade, sexo feminino, queixa-se de cefaleia ao final da tarde, após um dia cansativo e estressante, com dor na região temporal anterior, logo acima dos olhos. A paciente relata que seus “cabelos doem" e que, com frequência, tem dificuldade para dormir à noite. A palpação dos músculos da região da nuca mostra áreas locais de feixes musculares firmes e hipersensíveis, mostrando uma disfunção estrutural que a paciente relatou como “torcicolo". Este quadro é compatível com o diagnóstico de
Após explicar a um paciente com 15 anos de idade, sexo masculino, a origem de sua disfunção têmporo-mandibular, o cirurgião-dentista é questionado por este paciente se o disco articular pode ser considerado um “menisco", como aquele encontrado na articulação do joelho.

A resposta é negativa

PORQUE

um menisco é uma fibrocartilagem em forma de cunha que divide uma cavidade articular, isolando o líquido sinovial, e o disco articular atua passivamente, facilitando o movimento entre as partes ósseas.

Está correto afirmar que 
Pacientes com Disfunção Temporomandibular − DTM apresentam e relatam vários sinais e sintomas. Os sinais e sintomas mais comuns são sensibilidade muscular e da Articulação Temporomandibular − ATM à palpação, limitação e/ou falta de coordenação dos movimentos mandibulares e ruídos articulares, dores na face, dores na cabeça e na orelha. Outros sintomas relatados pelos pacientes são as manifestações otológicas como zumbido, plenitude auricular e vertigem. Sobre esse assunto, é correto afirmar que
Dentre os exames complementares de imagens, na hipótese de diagnóstico de disfunção temporomandibular o profissional deve solicitar:
mostrar texto associado
O tratamento inicial consiste em