Filtrar


Questões por página:
Utilize o quadro clínico descrito a seguir para responder a questão.

Uma mulher de 25 anos foi levada ao psiquiatra pela família, a qual relata que, há um mês a moça começou a ter dificuldade para dormir, começou a ficar agitada, falar muito rápido e dizer coisas sem sentido. Dizia que era escritora e que estava escrevendo o melhor romance jamais escrito, que iria ganhar o prêmio Nobel de literatura. A família percebeu que ela estava extremamente animada e passava noites escrevendo e ouvindo música num volume alto e acordava disposta mesma tendo dormido pouco. Ela já fez tratamento com psiquiatra em duas outras ocasiões. A primeira, aos 14 anos, quando apresentou um quadro de tristeza, apatia, anergia, anedonia, perda de peso, insônia, lentificação psicomotora e lentificação do pensamento com conteúdo de ruína e morte. Apresentou melhora após introdução de fluoxetina. E a segunda, aos 20 anos, ao apresentar quadro semelhante ao primeiro. Mas só melhorou totalmente após introdução de venlafaxina. Antes da melhora, parou de frequentar a faculdade por não ter disposição, tendo que trancar sua matrícula. Atualmente estava bem, tendo permanecido nos últimos dois anos sem qualquer medicação. Ela tem psoríase.

As hipóteses diagnósticas do que o psiquiatra fez na época do segundo e do terceiro quadro que a paciente apresentou, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV), foram, respectivamente:
Em pacientes com distúrbio afetivo bipolar, em fase de mania, a droga com melhor perfil para se iniciar o tratamento, dentre as abaixo, é
Em pacientes com distúrbio afetivo bipolar, em depressão aguda, a droga com melhor perfil para iniciar o tratamento, dentre as abaixo, é
Paciente de 45 anos, com quadro de Transtorno Afetivo Bipolar em tratamento com carbonato de lítio 1.200 mg, e há duas semanas em uso de risperidona na dose de 4 mg/dia procurou o serviço de emergência com queixa de febre 39 °C, associado à sudorese excessiva, rigidez muscular e tremores. Ao exame físico foi observada taquipneia e taquicardia. Ao exame laboratorial verificou-se leucocitose e aumento da CPK, litemia sérica de 1,1 mEq/l. A hipótese diagnóstica e a conduta a ser tomada são, respectivamente,
Sobre Transtorno Bipolar - TB, considere:

I. Paciente com TB de início tardio apresenta maior influência da história familiar quando comparado àquele paciente de TB de início precoce.

II. O uso de lítio e divalproato deve ser evitado no tratamento do TB havendo evidências de que podem induzir episódios maníacos e acelerar a ciclagem, piorando a evolução da doença.

III. A eletroconvulsoterapia está indicada na mania refratária e é tratamento de primeira linha em depressões com estupor grave ou alto risco de suicídio, além de ser opção de primeira linha nas depressões psicóticas.

IV. Um primeiro episódio tardio de mania pode ser decorrente de um TB idiopático ou de uma mania secundária, por exemplo, a um acidente vascular encefálico, hipertireoidismo ou uremia.

Está correto o que consta APENAS em