Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Assunto:

Distúrbios Nutricionais

Questões por página:
A obesidade acarreta um risco aumentado de inúmeras doenças crônicas como diabetes melito, dislipidemias, doenças cárdio e cerebrovasculares, entre outras. A Organização Mundial da Saúde – OMS classifica a obesidade segundo o Índice de Massa Corpórea – IMC e o risco de doença, sendo que, para um IMC entre 35,0 e 39,9 e grau de obesidade II, o risco de doença é
“Considere um paciente que se encontre em acidose metabólica cujos exames laboratoriais mostrem: Na: 136 mEq/L, HCO3: 16 mEq/L e Cl: 111 mEq/L.” Analise as situações mais compatíveis com os exames apresentados pelo paciente.
 
I. Acidose tubular renal tipo I.
II. Cetoacidose diabética.
III. Hipoaldosteronismo.
IV. Intoxicação por salicilato.
 
Estão corretas apenas as alternativas
As vitaminas são micronutrientes essenciais da dieta, necessárias em pequenas quantidades, com grande atividade biológica, participando na mobilização e no metabolismo da matéria e da energia. Qual das seguintes vitaminas, quando em déficit no organismo, está mais relacionada ao surgimento de nictalopia?
A anemia ferropriva permanece como uma das deficiências nutricionais mais frequentes e importantes no mundo. O tratamento com ferro deve ser iniciado preferencialmente por via oral e a investigação apropriada de sua causa é obrigatória. Sobre o tratamento da anemia ferropriva, assinale a alternativa INCORRETA.
No que se refere às alterações oculares que podem ser observadas em pacientes com hipovitaminose, julgue o próximo item.

A hipovitaminose A pode acarretar ceratomalacia e causar cegueira.