Filtrar


Questões por página:
Luz e Flores (2018) abordam a cadeia de custódia e levantam questões sobre como a distinção entre autenticidade e autenticação desafia a gestão de documentos digitais, especialmente quando consideramos a preservação de documentos arquivísticos em sistemas digitais. Assinale a alternativa que apresenta como as instituições podem garantir a autenticidade de um documento ao longo do tempo, mesmo em um ambiente onde a autenticação possa ser facilmente manipulada ou delegada a terceiros.
O modelo OAIS (Open Archival Information System) sigla em inglês para Sistema Aberto de Arquivamento de Informação (SAAI) é uma referência fundamental na preservação digital. Assinale a alternativa que apresenta o que o modelo OAIS define.

As assinaturas eletrônicas são os meios ideais para livrar- -se da burocracia e ganhar agilidade. A Lei no 14.063, de 23 de setembro de 2020, define três tipos de assinatura eletrônica que caracterizam o nível de confiança sobre a identidade e a manifestação de vontade de seu titular. Dentre essas assinaturas, uma possui nível mais elevado de confiabilidade a partir de suas normas, de seus padrões e de seus procedimentos específicos.


Essa assinatura eletrônica é a

Os documentos digitais, tais como a fotografia digital, a base de dados e a planilha de cálculo, podem apresentar-se de algumas formas.


Eles são considerados, respectivamente, documentos digitais

Leia o texto a seguir, extraído da publicação Recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes do CONARQ.

“Para a geração de matrizes e derivadas em formatos de arquivo digitais, recomenda-se sempre a adoção dos __________________ por permitirem melhores condições de acesso e preservação em longo prazo, e uma menor dependência de software e hardware. O formato mais utilizado para os representantes digitais matrizes é o formato__________________, que apresenta elevada definição de cores sendo amplamente conhecido e utilizado para o intercâmbio de representantes digitais entre as diversas plataformas de tecnologia da informação existentes.”

Fonte: CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). Recomendações para digitalização de documentos arquivísticos permanentes. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional,2010, p.13.


Os termos que preenchem CORRETAMENTE as lacunas são, respectivamente: