Filtrar


Questões por página:
A doença de Chagas pode apresentar sintomas distintos nas suas duas fases: aguda e crônica. Na fase aguda, os principais sintomas são: febre prolongada, dor de cabeça, fraqueza intensa, inchaço no rosto e nas pernas. Após a fase aguda, caso a pessoa não receba tratamento oportuno, ela pode desenvolver a fase crônica da doença, inicialmente sem sintomas, mas, podendo, com o passar dos anos, apresentar complicações como:
Ao atender um paciente com sintomas de prostração, diarreia, vômitos, inapetência, cefaleia, mialgias, aumento de linfonodos e exantema cutâneo de localização variável, o médico observou um sinal de Romaña, o que possibilitou levantar a hipótese de infecção por:
Na fase aguda da Doença de Chagas, o exame parasitológico é o mais indicado. É definido pela presença de parasitas circulantes, demonstráveis no exame direto do sangue periférico. Recomenda-se, como primeira escolha de diagnóstico para casos sintomáticos com mais de 30 dias de evolução, devido ao declínio da parasitemia com o decorrer do tempo, a realização do exame por
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que, no ano passado, o Pará registrou 287 casos de doença de Chagas. De janeiro a julho deste ano, já são mais 85. No Pará uma média histórica nos últimos dez anos registra que em pelo menos 80% dos casos da doença de Chagas confirmados, a transmissão foi oral, associada à ingestão de alimentos, como açaí e bacaba contaminados pelas fezes do protozoário Trypanosoma cruzi, que está no inseto conhecido como barbeiro (https://www.oliberal.com/belem/para em 2022). Constitui/Constituem medida(s) de prevenção e controle dessa doença
Reduções significativas têm sido observadas na ocorrência de várias doenças transmissíveis, para as quais se dispõe de instrumentos eficazes de prevenção e controle. Dentre as doenças infecciosas abaixo, qual NÃO é imunoprevenível por vacinação?