Filtrar


Questões por página:
A meningite bacteriana é uma infecção grave que afeta as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, conhecida coletivamente como meninges. É causada por bactérias que invadem o sistema nervoso central e provocam uma resposta inflamatória no cérebro e na medula espinhal. A infecção pode se espalhar rapidamente e causar danos graves ou até mesmo fatais se não for tratada. Referente às manifestações clínicas e tratamento da meningite bacterina, analise as assertivas abaixo:


I. A irritação meníngea associa-se aos seguintes sinais: sinal de Kernig e sinal de Brudzinski. II. O quadro clínico, em geral, é grave e caracteriza-se por febre, cefaleia, náusea, vômito, rigidez de nuca, prostração e confusão mental, sinais de irritação meníngea, acompanhados de alterações do líquido cefalorraquidiano (LCR). III. A duração do tratamento com antibiótico em pacientes com meningite bacteriana varia de acordo com o agente isolado e deve ser individualizada de acordo com a resposta clínica.

Quais estão corretas?

A meningite é uma doença grave e contagiosa, cuja vacinação é a forma mais eficaz de evitá-la. De acordo com o calendário de vacinação do Ministério da Saúde, estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), algumas vacinas que protegem contra a meningite. Acerca dessas vacinas, dadas

I. Um BCG protegido contra as formas graves da tuberculose, inclusive a meningite tuberculosa.

II. A Penta é capaz de proteger contra Haemophilus influenzae sorotipo B.

III.A Pneumocócica 10-valente (Conjugada) meningite por Neisseria meningitidis.


verifica-se que está/são correto/s

.



No Brasil, a doença meningocócica é endêmica. Assim, nos surtos e nas epidemias, observam-se mudanças nas faixas etárias, sendo a instalação da antibioticoterapia a melhor conduta. São considerados antibióticos de primeira escolha:
E doença de notificação compulsória:
No período neonatal são sinais clínicos mais comuns em caso de meningite, exceto: