Filtrar


Questões por página:
Durante a avaliação de um paciente idoso, um técnico de enfermagem observa um aumento na pressão arterial sistólica e uma diminuição na pressão arterial diastólica em relação às medições anteriores. Ele também percebe uma elevação na frequência cardíaca do paciente. Com base nessas observações, analise as seguintes afirmativas.


I – Essas mudanças na pressão arterial indicam um possível envelhecimento patológico das artérias do paciente.

II – A elevação na frequência cardíaca é uma resposta fisiológica normal ao envelhecimento.

III – O aumento na pressão arterial sistólica pode ser atribuído a um aumento na rigidez das grandes artérias.

IV – A diminuição na pressão arterial diastólica é um achado atípico e provavelmente está relacionada a um erro de medição.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
MAS,75 anos, manifesta os seguintes sinais vitais: frequência cardíaca 147 bpm; pressão arterial; e,96 x 54 mmHg. É possível afirmar que este paciente se apresenta, respectivamente:
MMP,83 anos, sexo masculino, está internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio. Faz uso de diversos medicamentos, dentre eles Clexane (enoxaparina) pleno por via subcutânea. Trata-se da principal complicação do uso de tal medicação:

Para calcular a taxa de internação hospitalar por infarto agudo do miocárdio em Teresina no ano de 2016, conforme demonstrado na fórmula abaixo, qual sistema de informação em saúde deveria ser consultado para obter os valores do denominador?

* Apenas as internações pagas pelo Sistema Único de Saúde.

Infarto Agudo do Miocárdio – IAM, popularmente conhecido como ataque cardíaco, é um processo de morte do tecido (necrose) de parte do músculo cardíaco por falta de oxigênio, devido à obstrução da artéria coronária. A obstrução ocorre em geral, pela formação de um coágulo sobre uma área previamente comprometida por aterosclerose (placa de gordura), causando estreitamentos dos vasos sanguíneos do coração. Marque o item CORRETO sobre o IAM e a atuação do profissional de enfermagem: