Filtrar


Questões por página:
A dislipidemia é um fator de risco cardiovascular relevante para o desenvolvimento da aterosclerose.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre essa temática.
( ) Pode-se calcular o valor do colesterol da LDL (lipoproteína de densidade baixa) pela equação de Friedewald. A equação pode ser utilizada quando o valor dos triglicerídeos for menor que 500 mg/dL. ( ) O HDL (lipoproteína de densidade alta) tem propriedades antiaterogênicas que incluem o transporte reverso de colesterol, funções antioxidante e antitrombótica, e a manutenção da função endotelial. ( ) As estatinas são inibidores da 3-hidroxi- -3-metilglutaril-coenzima A redutase. São bem toleradas, e entre os efeitos indesejáveis citam-se dor muscular e desconforto gastrointestinal. ( ) Para usuários de estatinas e fibratos, provas de função hepática (aminotransferases/transaminases) e muscular (creatinofosfoquinase) devem ser realizadas para a avaliação da segurança do tratamento. ( ) Os fibratos são indicados para a prevenção de eventos cardiovasculares maiores quando utilizados em pacientes com hipertrigliceridemia associada a HDL baixo, e na prevenção de pancreatite aguda.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta. A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta, portanto em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia. Sobre o tratamento, marque o item CORRETO:
Infarto Agudo do Miocárdio – IAM, popularmente conhecido como ataque cardíaco, é um processo de morte do tecido (necrose) de parte do músculo cardíaco por falta de oxigênio, devido à obstrução da artéria coronária. A obstrução ocorre em geral, pela formação de um coágulo sobre uma área previamente comprometida por aterosclerose (placa de gordura), causando estreitamentos dos vasos sanguíneos do coração. Marque o item CORRETO sobre o IAM e a atuação do profissional de enfermagem:
De acordo com o Ministério da Saúde (2014), leia os itens relacionados à abordagem medicamentosa no manejo de pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica, quanto ao Suporte Avançado de Vida:
I – Na Urgência Hipertensiva, deve-se administrar anti-hipertensivo oral se a PA permanece elevada após repouso e tranquilização do paciente: Captopril 12,5 a 25 mg, VO. Início de ação: 20 a 30 minutos. II – Na emergência hipertensiva deve-se administrar um anti-hipertensivo IV, isoladamente ou em associação, como Furosemida: 20 a 60 mg IV (1 ampola = 20 mg). III – Metoprolol é indicado nos casos em que a maior preocupação for a redução da frequência cardíaca e não a da PA, na insuficiência coronariana e no aneurisma dissecante de aorta. Dose: 5 mg, IV, em 5 minutos (1 ampola = 5 mL = 5 mg).
De acordo com a avaliação dos itens acima, conforme Protocolos de Suporte Avançado de Vida (2014) é CORRETO afirmar que:
Este medicamento é comumente utilizado a pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2 por apresentar uma maior diminuição das complicações microvasculares, não leva à hipoglicemia e não promove ganho de peso.