Filtrar


Questões por página:
A cetoacidose diabética é uma emergência clínica caracterizada por deficiência grave de insulina e perturbação do metabolismo das proteínas, carboidratos e gorduras, e que tem como achados clínicos:
O termo “diabetes mellitus” (DM) refere-se a um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da insulina. Sobre a temática, assinale a alternativa CORRETA.
Paciente J.F.S.,77 anos, hipertenso, diabético, comparece à Unidade Básica de Saúde para avaliação e continuidade dos cuidados com a ferida em MID devido úlcera diabética. Paciente apresenta ferida há 2 anos, de formato circular, com diâmetro de 15 cm e 1,5 cm de profundidade, tecido de granulação no centro da ferida, necrose em bordas, com presença de exsudato sanguinolento em pequena quantidade e pele perilesional preservada. Sobre a ferida descrita anteriormente e os cuidados necessários para a realização do curativo, assinale a alternativa INCORRETA.
O tratamento efetivo do paciente com diabetes mellitus (DM) envolve o bom controle metabólico e o autocuidado. Faz parte do autocuidado para portadores de diabetes mellitus
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por elevação dos níveis pressóricos. Considera-se hipertenso o indivíduo que apresenta