Filtrar


Questões por página:
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias respiratórias, que provoca hiper-responsividade das vias aéreas, edema da mucosa e produção de muco. As principais manifestações clínicas da asma são:
As anormalidades genéticas, incluindo deficiência de alfa1-antitripsina, um inibidor enzimático que normalmente se contrapõe à destruição do tecido pulmonar por outras determinadas enzimas, são um fator de risco para ocorrência de:
Paciente João da Silva,56 anos de idade, tabagista, foi diagnosticado com uma doença que estabelece um comprometimento na troca de oxigênio e dióxido de carbono, resultado da destruição das paredes dos alvéolos hiperdistendidos, através de uma distensão anormal dos espaços aéreos. Essa doença é chamada de:
Compareceu à consulta médica, pela primeira vez, em uma unidade de saúde da atenção primária seu Francisco, queixando-se de dor de cabeça de média intensidade, tonteira e visão turva. Na pré-triagem foi verificada a sua pressão arterial, apresentando os seguintes níveis pressóricos: sistólico 180 mmHg e diastólico 110 mmHg. O usuário esclareceu que já havia procurado atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por cinco vezes, mantendo-se esses parâmetros de sua pressão arterial e com evidência de doença cardiovascular, tendo sido encaminhado à unidade de saúde, para controle e acompanhamento. Levando em consideração a história e os níveis da pressão arterial apresentados pelo seu Francisco e, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, trata-se de
Como parte do Plano de Enfrentamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) para 2011-2022, o Ministério da Saúde estabeleceu algumas metas nacionais a serem alcançadas nesse período, dentre as quais está: