Filtrar


Questões por página:
Está amplamente estabelecida a relação causal, linear e contínua entre o aumento da pressão arterial (PA) e o risco de doença cardiovascular (DCV) em ambos os sexos, todas as idades e todos os grupos étnicos. Dessa forma, um paciente do sexo masculino, 56 anos, fumante, diabético com hipertensão arterial estágio 1, apresenta risco de doença cardiovascular
A Hipertensão Arterial (HA) não controlada continua sendo fator de risco cardiovascular amplamente prevalente no Brasil e no mundo. Conforme as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2020), são ações específicas do enfermeiro na abordagem multiprofissional no controle da hipertensão, EXCETO:
Para que o enfermeiro realize e/ou prescreva os cuidados de enfermagem específicos a cada paciente, é imprescindível o conhecimento das patologias prévias e condição clínica do paciente, logo, o seguinte conceito: “acomete principalmente a túnica íntima das artérias de grande e médio calibres, causando alterações que incluem acúmulo de lipídios, cálcio, componentes sanguíneos, carboidratos e tecido fibroso sobre a túnica íntima da artéria”, refere-se a qual patologia?
É imprescindível ao enfermeiro o conhecimento das arritmias cardíacas, sendo elas classificadas em relação a seu local de origem e ao mecanismo de distúrbio. Sendo assim, os aspectos que surgem do mecanismo do distúrbio são, EXCETO:
A alopecia areata é uma doença crônica cuja manifestação clínica fundamental é a queda de pelos, localizada ou generalizada, sem sinais inflamatórios ou de atrofia. O enfermeiro deve estar atento durante sua avaliação aos tipos de alopecia areata, para uma correta anotação e comunicação ao médico responsável. Referente a esses tipos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Alopecia em áreas.
2. Alopecia total.
3. Alopecia universal.
4. Alopecia afásica.
Coluna 2
( ) Compromete todo ou quase todo o couro cabeludo.
( ) Compromete a área marginal do couro cabeludo.
( ) Compromete todas as áreas pilosas do corpo.
( ) Apresenta perda de cabelo em uma ou mais regiões do couro cabeludo, podendo se estender a outras regiões pilosas do corpo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: