Filtrar


Questões por página:
As doenças crônicas ocorrem em pessoas de todos os grupos etários, níveis socioeconômicos, etnias e culturas. Até 2030, estima-se que 167 milhões de pessoas terão uma doença ou distúrbio crônico. Uma quantidade crescente de doenças crônicas afeta os idosos, que usam mais medicamentos que qualquer outro grupo etário e estão mais susceptíveis aos eventos adversos relacionados a esses eventos.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as alterações sistêmicas com as respostas alteradas a fármacos em pessoas idosas.

Coluna I
1. Redução do ácido gástrico, pH aumentado, motilidade gastrintestinal reduzida.2. Diminuição do débito cardíaco e perfusão hepática.3. Diminuição do fluxo sanguíneo renal, perda de néfrons funcionantes, diminuição da eficiência renal.4. Diminuição da massa corporal magra.
Coluna II
( ) Ação prolongada, acúmulo e toxicidade ao fármaco; atraso na degradação de medicamentos. ( ) Pico de ação de medicamentos mais elevado. ( ) Redução da taxa de absorção do fármaco.
( ) Diminuição da taxa de eliminação e maior duração de ação.
Assinale a sequência CORRETA.
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são multifatoriais, ou seja, determinadas por diversos fatores, sejam eles sociais ou individuais. Elas se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. Diante do presente conceito, assinale a alternativa correta acerca de uma das principais DCNT:
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis - DCNT são multifatoriais, ou seja, determinadas por diversos fatores, sejam eles sociais ou individuais. Elas se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. De acordo com o Ministério da Saúde, as principais DCNT são: doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, diabetes mellitus e neoplasias, com quatro fatores de risco em comum, modificáveis. Assinale a alternativa correta acerca de um desses fatores de risco.
Dentre os princípios e as instruções para o Cuidado das Pessoas com Doenças Crônicas, conforme estabelecido no Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde (2014), consideram-se os seguintes:
Como parte do Plano de Enfrentamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) para 2011-2022, o Ministério da Saúde estabeleceu algumas metas nacionais a serem alcançadas nesse período, dentre as quais está: