Filtrar


Questões por página:
Alguns pacientes em tratamento de tuberculose podem apresentar efeitos adversos maiores ou menores, que, em sua maioria, requerem condutas que podem ser resolvidas sem maiores comprometimentos.
São exemplos de efeitos adversos menores e maiores, respectivamente:
A infecção pelo vírus da dengue causa uma doença de amplo espectro clínico, incluindo desde formas inaparentes até quadros graves, podendo evoluir para o óbito. Entretanto, independentemente disso, a letalidade pode ser reduzida se o doente for abordado de maneira correta e o serviço de saúde estiver preparado adequadamente, reconhecendo precocemente os sinais de alarme e realizando o monitoramento contínuo do paciente. Um exame físico detalhado também se faz necessário com vista à condução e ao manejo adequado dos pacientes, sendo a prova do laço um procedimento de vital importância para a triagem de pacientes com suspeita de dengue. Nesses casos, ela deve ser realizada obrigatoriamente, pois é a única manifestação hemorrágica de casos complicados ou de febre hemorrágica da dengue, podendo representar a presença de plaquetopenia ou de fragilidade capilar.

O profissional, ao realizar esse teste durante o exame físico do paciente adulto, deverá constatar resultado positivo quando surgirem acima de quantas petéquias no quadrado delimitado para o exame?

Acerca de doenças infecciosas e parasitárias, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Doenças negligenciadas são afecções causadas por agentes infecciosos ou parasitários, considerados endêmicos na população de baixa renda.


II. De maneira geral, infecção e infestação referem-se, respectivamente, a micro e a macrorganismos.


III. Doenças emergentes são as que surgiram recentemente ou as que ameaçam expandir-se.


IV. Infecção oportunista é a que enfraquece as defesas orgânicas, dando oportunidade a que surjam infecções secundárias.


V. No Brasil, a maioria das doenças infecciosas não é de notificação compulsória.


De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

As bactérias, vírus, micoplasmas, outros agentes infecciosos como fungos e corpos estranhos, podem causar pneumonia. Marque a alternativa cujo patógeno é causador da pneumonia típica:
A adoção de precauções baseadas na transmissão visa conter a disseminação de doenças infectocontagiosas. Considerando que as medidas de precaução são adotadas de acordo com o modo de transmissão da doença, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira: (1) Precauções contra a transmissão pelo ar (2) Precauções contra a transmissão por gotículas (3) Precauções contra a transmissão por contato ( ) Sarampo ( ) Conjuntivite viral ( ) Escabiose ( ) Caxumba ( ) Peste pneumônica ( ) Tuberculose Marque a alternativa que contem a sequência CORRETA de respostas na ordem de cima para baixo: