Filtrar


Questões por página:
Em relação aos aspectos epidemiológicos das doenças transmissíveis, aquelas doenças que podem ser adquiridas no sangue para transfusão são:
O vírus da hepatite B é transmitido por sangue e sêmen. Pessoas se expõem ao vírus por meio de soluções de continuidade da pele ou mucosas, ou inoculação percutânea, no caso de profissionais de saúde e pessoas que se submetem a tatuagem.
A esse respeito, é CORRETO afirmar que os profissionais de Enfermagem, além dos cuidados preventivos, devem estar atentos ao período de incubação do vírus que varia de
Os casos de sífilis têm aumentado no Brasil, especialmente entre gestantes e adolescentes. A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, crônica, curável e exclusiva do ser humano. Quando não tratada, evolui para estágios de gravidade variada, podendo acometer diversos órgãos e sistemas do corpo.

Sobre essa IST, suas consequências e tratamento, é CORRETO afirmar que
A ocorrência de infecção urinária ou bacteriúria aumenta com a idade e a incapacidade; e as mulheres são mais susceptíveis a essa condição que os homens. Essa infecção é a segunda mais comum no corpo; em pacientes com 65 anos ou mais, é a causa mais comum de sepse por microrganismos gram-negativos e está associada à taxa de mortalidade superior a 50%.
Sobre a infecção urinária, é INCORRETO afirmar que
Em 20 de outubro de 2022, o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, lançou a campanha nacional de combate ao Aedes Aegypti, mosquito que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya. Na abertura do evento, com o tema “Todo dia é dia de combater o mosquito”, o ministro ressaltou que “A epidemia da dengue existe há mais de 30 anos. Desde então, nós não conseguimos erradicar esse problema entre nós. Isso significa que não é uma atividade simples. Não temos vacinas para arbovirose, nem tratamentos específicos, então a principal arma que nós temos é combater o mosquito. [...] Se não houver a colaboração da sociedade, todo ano vamos ter casos e casos de todas essas arboviroses", deixando explícito as dificuldades no que se refere à prevenção da ocorrência dessas doenças. É muito importante saber diferenciar dengue, chikungunya e zika para que seja possível um melhor manejo clínico da fase aguda da doença. Leia as afirmativas que seguem e assinale a alternativa CORRETA.