Filtrar


Questões por página:
Considerando um indivíduo que teve contato com caso suspeito ou confirmado de sarampo ou rubéola, no seu período de transmissibilidade, assinale a alternativa CORRETA.
A figura a seguir representa a Mandala da Prevenção Combinada do HIV. Nela, está representada a proposta do Ministério da Saúde para a combinação de diferentes estratégias de prevenção disponíveis, além da ideia de movimento em relação a essas possibilidades. A combinação representada na Mandala trata de um conjunto de ações e deve ser centrada nas pessoas, nos grupos a que elas pertencem e na dinâmica social em que estão inseridas, considerando as especificidades dos sujeitos e dos seus contextos.
Imagem associada para resolução da questão

Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Prevenção combinada do HIV. Brasília: Ministério da Saúde,2017.
Leia as afirmativas que seguem e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Os medicamentos antirretrovirais (ARV), no caso do vírus da imunodeficiência humana (HIV), impedem que o vírus se estabeleça em quantidade suficiente para ser transmitido.
( ) As ações de educação em saúde devem ser realizadas, primeiramente, pela unidade de atenção especializada da Rede de Atenção à Saúde (RAS), pois o paciente que mais precisa de orientações pode ser encontrado em maior quantidade nesses locais.
( ) A Atenção Primária à Saúde (APS) é fundamental para levar essas estratégias aos territórios, por ser a principal porta de entrada e centro de comunicação da RAS, coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na rede.
( ) As intervenções biomédicas objetivam reduzir a exposição aos agravos, por meio de ações para impedir sua transmissão, como o uso de preservativos penianos e vaginais, ou a imunização.
Assinale a alternativa CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
A leptospirose é uma zoonose transmitida pelo contato com a urina de animais infectados, de modo direto ou indireto, por meio do contato com água, lama ou solo contaminados.
No contexto da Síndrome Congênita associada à infecção pelo vírus Zika, a transmissão vertical, da gestante para o embrião ou feto, ocorre durante a gestação, e após o nascimento, através da amamentação. Neste último caso, é recomendada a suspensão do aleitamento materno.
O modo mais comum de transmissão da ancilostomíase é pela penetração ativa da larva pela pele, mas a penetração pode ocorrer também através da boca. Essa doença não se transmite de pessoa a pessoa, porém os indivíduos infectados contaminam o solo durante vários anos, quando não adequadamente tratados.