Filtrar


Questões por página:
Sobre a amigdalite, a inflamação do tecido linfoide localizado na cavidade faríngea, as amígdalas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A infecção bacteriana é a causa mais comum da amigdalite em lactentes, crianças pequenas e pré-escolares.
( ) Quando é de origem virótica não há necessidade de tratamento específico, e a criança melhorará em torno de 3 a 5 dias.
( ) A maioria das infecções de garganta é contagiosa, disseminadas por via aérea ou através das mãos de pessoas infectadas.
( ) Um dos sinais e sintomas mais comuns que pode ser percebido é a presença de linfonodos no pescoço aumentados e doloridos à palpação.
A sequência está correta em
A giardíase é uma infecção causada pelo protozoário flagelado Giardia lamblia, cuja forma de infecção se dá pelo contado direto ou indireto com as fezes de pessoas infectadas; pode ocorrer tanto em adultos quanto em crianças, podendo, na maior parte das vezes, apresentar-se de forma assintomática; quando apresenta sintomas, eles geralmente são diarreia e dor na região abdominal. Esta doença infecciosa acomete, principalmente, o
A hanseníase, uma das patologias conhecidas mais antigas da humanidade, é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, também conhecida como bacilo de Hansen. Sobre tal doença, é correto afirmar que:
Os vírus são organismos acelulares, que são incapazes de se reproduzirem fora de uma célula. São, basicamente, formados por material genético e envoltos por uma capa proteica. Os vírus que causam hepatite podem ser divididos em vírus transmitidos entericamente e vírus transmitidos após o contato com sangue e outras secreções corporais contaminadas.
Assinale a alternativa que corresponde aos vírus da hepatite que podem ser transmitidos através de água contaminada.
Sendo a hanseníase uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae, leia as afirmações abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.


( ) Acomete exclusivamente os nervos superficiais da pele e troncos nervosos periféricos.

( ) É transmitida por meio de contato próximo e prolongado de uma pessoa suscetível com um doente com hanseníase que não está sendo tratado.

( ) Áreas da pele, ou manchas hipocrômicas, acastanhadas ou avermelhadas, com alterações de sensibilidade ao calor e/ou dolorosa, e/ou ao tato, são alguns dos principais sinais e sintomas da doença.

( ) Na hanseníase indeterminada (multibacilar), a lesão de pele geralmente é única, mais clara do que a pele ao redor, sem alteração de relevo, apresentando bordas mal delimitadas, e é seca.


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.