Filtrar


Questões por página:
Os objetivos do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) se concentram em evitar infecções pelo vírus da dengue, bem como controlar a ocorrência de epidemias evitando a ocorrência de óbitos. As ações devem ser realizadas de forma integrada com a assistência aos pacientes, vigilância epidemiológica e controle vetorial. São consideradas atribuições dos auxiliares/técnicos em enfermagem da Atenção Básica/Saúde da Família no controle da dengue, EXCETO:
A dengue é considerada uma doença de notificação compulsória, ou seja, todo caso suspeito ou confirmado deve ser notificado ao Serviço de Vigilância Epidemiológica. Trata-se de uma doença dinâmica, que permite a evolução do paciente de um estágio a outro, rapidamente. Considerando que a dengue hemorrágica pode ser classificada de acordo com a sua gravidade em graus, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Grau I. 2. Grau II. 3. Grau III. 4. Grau IV.
( ) Colapso circulatório com pulso fraco e rápido, estreitamento da pressão arterial ou hipotensão, pele pegajosa e fria, e inquietação.
( ) Febre acompanhada de sintomas inespecíficos, em que a única manifestação hemorrágica é a prova do laço positiva.
( ) Choque profundo com ausência de pressão arterial e pressão de pulso imperceptível.
( ) Hemorragias espontâneas leves (sangramento de pele; epistaxe; gengivorragia; dentre outros).

A sequência está correta em

“Doença de veiculação hídrica, cuja transmissão ocorre quando o indivíduo suscetível entra em contato com águas superficiais onde existam caramujos, hospedeiros intermediários, liberando cercárias. O indivíduo que entrar em contato com as cercárias pode vir a contrair tal doença.” Podemos considerar que as informações se referem à:
“Em 24 de janeiro de 2023, durante a abertura do seminário ‘Hanseníase no Brasil: da evidência à prática’, foi anunciado que a partir de fevereiro o Ministério da Saúde dará início à distribuição de 150 mil testes rápidos para o apoio ao diagnóstico da hanseníase no Sistema Único de Saúde (SUS). A entrega dos testes coloca o Brasil como o primeiro país no mundo a ofertar insumos para a detecção da doença na rede pública. Trata-se de um teste imunocromatográfico capaz de determinar de forma qualitativa, a presença de anticorpos IgM anti-Mycobacterium leprae em amostras biológicas de soro, plasma ou sangue total; a determinação do resultado é realizada por análise visual, não necessitando de auxílio de outros equipamentos para leitura, devendo ser interpretado em tempo inferior ou igual a _________ minutos.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
O Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose foi construído considerando a meta de redução da incidência e mortalidade desta doença infecciosa até o ano de 2035. Implantar a vigilância da Infecção Latente de Tuberculose (ILTB) faz parte dos objetivos do pilar da prevenção e do cuidado integrado centrado na pessoa com tuberculose. A ILTB ocorre quando uma pessoa se encontra infectada pelo Mycobacterium tuberculosis, sem manifestação da doença ativa. Podemos afirmar que o período de latência tem a durabilidade de