Filtrar


Questões por página:
“Em 24 de janeiro de 2023, durante a abertura do seminário ‘Hanseníase no Brasil: da evidência à prática’, foi anunciado que a partir de fevereiro o Ministério da Saúde dará início à distribuição de 150 mil testes rápidos para o apoio ao diagnóstico da hanseníase no Sistema Único de Saúde (SUS). A entrega dos testes coloca o Brasil como o primeiro país no mundo a ofertar insumos para a detecção da doença na rede pública. Trata-se de um teste imunocromatográfico capaz de determinar de forma qualitativa, a presença de anticorpos IgM anti-Mycobacterium leprae em amostras biológicas de soro, plasma ou sangue total; a determinação do resultado é realizada por análise visual, não necessitando de auxílio de outros equipamentos para leitura, devendo ser interpretado em tempo inferior ou igual a _________ minutos.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
O Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose foi construído considerando a meta de redução da incidência e mortalidade desta doença infecciosa até o ano de 2035. Implantar a vigilância da Infecção Latente de Tuberculose (ILTB) faz parte dos objetivos do pilar da prevenção e do cuidado integrado centrado na pessoa com tuberculose. A ILTB ocorre quando uma pessoa se encontra infectada pelo Mycobacterium tuberculosis, sem manifestação da doença ativa. Podemos afirmar que o período de latência tem a durabilidade de
O teste para a quantificação da carga viral do HIV (CV-HIV) visa o monitoramento da evolução clínica das pessoas infectadas pelo vírus da Aids; análise do momento ideal para a introdução de terapias com antirretrovirais; e, efetividade do tratamento de uma pessoa vivendo com HIV. Nos pacientes em uso de terapia antirretroviral (TARV), o foco do monitoramento laboratorial deve ser a CV-HIV para avaliar a eficácia da terapia. Para pessoas vivendo com o HIV em seguimento clínico, tendo por objetivo confirmar continuidade da supressão viral e adesão do paciente, a frequência de solicitação deste exame indicada pelo Ministério da Saúde é a cada:

A esquistossomose é uma doença parasitária, de evolução crônica, cuja magnitude da prevalência, severidade das formas clínicas e evolução a caracterizam como um importante problema de saúde pública do país.


Sobre a Esquistossomose Mansônica, assinale V para as afirmativas verdadeiras, F para as falsas.


( ) O homem é o principal hospedeiro definitivo e nele o parasita apresenta a forma adulta, reproduz-se sexuadamente e possibilita a eliminação dos ovos do S. mansoni no ambiente, pelas fezes.

( ) O homem adquire a esquistossomose por meio da penetração ativa do miracídio na pele.

( ) O homem infectado pode eliminar ovos viáveis de S. mansoni a partir de 5 semanas após a infecção e por um período de 6 a 10 anos, podendo chegar até mais de 20 anos.

( ) O contato com águas contaminadas por cercarias utilizadas para atividades profissionais ou de lazer, como banhos, pescas, lavagem de roupa e louça ou plantio de culturas irrigadas, com presença de caramujos infectados pelo S. mansoni, constitui risco para se adquirir a esquistossomose.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

A Dengue é a mais importante arbovirose que afeta o homem, constituindo-se em sério problema de saúde pública no mundo.


Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica dessa doença.